×
Loading ...

Como dividir grupos em uma sala de aula

Quando os alunos trabalham em grupos realizando projetos, aprendem a cooperar. A aprendizagem cooperativa permite que os alunos trabalhem ativamente em conjunto em projetos na sala de aula. Eles gostam de trabalhar em grupos, mas criar as equipes levará um pouco mais de tempo. Os professores as organizarão utilizando vários métodos diferentes. Um dos métodos mais fáceis é deixar que as crianças escolham os grupos. Designe líderes para as equipes ou separe-as de acordo com a capacidade e comportamento de cada uma.

Instruções

Os alunos aprendem mais quando trabalham cooperativamente em grupos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Deixe que os alunos escolham os seus próprios grupos

  1. Converse sobre a aprendizagem cooperativa com os alunos. Determine o número máximo de crianças para cada grupo. Se tiver 25 alunos, organize cinco equipes com cinco crianças em cada uma. Lembre-se, grupos pequenos normalmente se comportam melhor.

    Loading...
  2. Posicione cada grupo em uma área da sala. Faça uma atividade de cinco minutos e veja como a equipe está trabalhando. Peça para que as crianças trabalhem em grupo construindo gráficos ou montando quebra-cabeças. Veja como cada equipe trabalha cooperativamente. Quando os alunos escolhem seus amigos, normalmente brincam mais. As crianças são menos produtivas em equipes que elas mesmas escolheram.

  3. Reorganize os grupos, se necessário. Se observar algum problema de comportamento, modifique a equipe. É melhor mudar os grupos no começo, em vez de quando já estiverem estabelecidos.

    Escolhendo os grupos utilizando líderes para as equipes

  1. Corte cartolinas vermelhas, amarelas, azuis e verdes em faixas com cerca de 3 cm de comprimento e 8 cm de largura. Deixe-as de lado.

  2. Escreva o nome dos alunos em pedaços de papel com cores diferentes. Anote aqueles que se destacam em seus trabalhos no verde, os que trabalham bem no azul e as crianças que têm problemas em seus trabalhos no vermelho. Ao lado de cada nome, coloque um sinal vermelho se o aluno possuir problemas temperamentais ou não souber trabalhar em grupo.

  3. Coloque os nomes dos alunos em pedaços de cartolina em cores diferentes. Se a criança tiver um sinal ao lado de seu nome, escreva-o em uma faixa de cartolina amarela. Escreve o resto dos nomes nas tiras com as cores correspondentes aos escritos na folha de papel.

  4. Escolha um líder para cada grupo, a partir dos papéis verdes e deixe que eles escolham uma criança de cada outra cor. Com sorte, você só terá um ou dois no papel vermelho. Se uma das cores acabar, permita que os líderes escolham alunos de outras cores. Dessa forma organizará grupos com diferentes níveis de habilidade e comportamento misturados. Os alunos que se destacarem no projeto vão ajudar aqueles com dificuldades.

    Escolhendo grupos por habilidades e comportamento

  1. Escreva o nome dos alunos em pedaços de papel com cores diferentes. Anote aqueles que se destacam em seus trabalhos no verde, os que trabalham bem no azul e as crianças que têm problemas em seus trabalhos no vermelho. Ao lado de cada nome, coloque um sinal vermelho se o aluno possuir problemas temperamentais ou não souber trabalhar em grupo.

  2. Crie grupos misturando um nome de cada cor, de modo que os alunos que se destacam e aqueles que precisam de ajuda trabalhem juntos na mesma equipe. Organize grupos com uma mistura de alunos com níveis altos e baixos.

  3. Coloque os alunos com sinais ao lado dos seus nomes em um grupo com crianças que se deem bem. Se eles não trabalharem em grupo facilmente, monitore o comportamento deles durante a atividade.

Loading...

Dicas

  • Mude os alunos de grupo, se necessário. Será preciso reorganizá-los várias vezes, antes de acertar a combinação correta.

O que você precisa

  • Papel
  • Cartolina vermelha, amarela, azul e verde
  • Tesoura
  • Canetas vermelhas, azuis e verdes

Referências

Loading ...
Loading ...