×
Loading ...

Doença autoimune canina

O sistema imunológico de um cão é a sua defesa contra doenças e infecções. Quando o sistema imunológico canino funciona corretamente, ele ataca bactérias nocivas e proteínas desconhecidas. Se ele estiver comprometido, infecções e doenças podem invadir seu corpo. Um colapso desse sistema é a principal causa de doença autoimune canina.

Quando o sistema imunológico de um cão não funciona corretamente, ele pode desenvolver uma doença autoimune (pair of brown dogs image by Janet Wall from Fotolia.com)

Descrição

O sistema imunológico usa leucócitos, anticorpos e outras substâncias para combater quaisquer ataques virais contra o organismo. Ele é capaz de diferenciar uma célula nativa de uma célula estranha, o que o impede de atacar as células saudáveis ​​do corpo. Quando o sistema imune não consegue distinguir suas próprias células, ele reconhece as células e tecidos normais como estranhos e os ataca. Isso faz com que um cão desenvolva doença autoimune.

Loading...

Sintomas

A doença autoimune manifesta-se em várias formas e partes do corpo, tais como a pele e o fígado. Consequentemente, existem muitos sintomas. Alguns incluem problemas de pele, dor, anorexia, letargia, baixa contagem de células brancas do sangue, lesões ou feridas de pele, depressão e alterações do ritmo cardíaco.

Causas

A causa da doença autoimune em cães é desconhecida. Algumas teorias apontam para a genética, enquanto outras para conservantes alimentares e poluentes ambientais. Outros fatores de que se suspeita são overdose de vacinação, pesticidas para pulgas e medicação para carrapatos.

Efeitos

Quando o sistema imunológico começa a atacar os órgãos saudáveis do corpo​​, ele pode causar estragos no organismo do cão e, assim, doenças. Algumas delas são o lúpus, a doença inflamatória do intestino, artrite, anemia hemolítica e doenças de pele. O lúpus é especialmente o resultado de um sistema imunológico equivocado.

Tratamento

Não existe tratamento para doença autoimune canina porque o dano causado pelo mau funcionamento do sistema imune não pode ser revertido. No entanto, as condições causadas pela degradação do sistema podem ser tratadas, na maioria dos casos. O veterinário irá recomendar reabilitação e medicação para qualquer condição de um cão afetado. Além disso, embora a doença autoimune canina não seja reversível, pode-se fortalecer o sistema imunológico do animal. A nutrição é a chave para isso. Alimentar um cachorro afetado com uma comida de qualidade que seja rica em enzimas digestivas, ácidos graxos e probióticos vai ajudá-lo a ter um sistema imunológico forte.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...