As galinhas podem transmitir doenças aos humanos?

As galinhas podem infectar os humanos de duas maneiras

Image from Wikimedia Commons.

Galinhas domésticas podem transmitir doenças a humanos de duas maneiras distintas. A primeira e mais comum é quando uma galinha infectada ou suas fezes entram em contato com uma pessoa, que é geralmente um cuidador ou um veterinário. O outro jeito é quando a doença está alocada nos ovos da galinha. Quando alguém come esses ovos infectados, também é possível adoecer.

A doença mais séria

Comumente conhecida como "gripe aviária", a gripe do frango é a doença mais grave que pode ser transmitida ao homem, já que não existe imunidade alguma a essa doença. Essa enfermidade é contraída por meio de contato direto com galinhas vivas e infectadas.

Tuberculose aviária

De acordo com a Universidade da Flórida, a tuberculose aviária é causada por uma bactéria que se encontra em alimentos. A única maneira de se contrair essa doença é entrar em contato com as fezes de uma ave adoentada.

A doença mais comum

A enfermidade mais comum entre a interação ave-humano é a salmonela. As aves contraem a salmonela por ingerirem alimentos contaminados. Pessoas podem ficar doentes por comerem ovos provenientes de galinhas infectadas ou em contato com as fezes das aves.

Doenças raras

Segundo a Universidade da Flórida, raramente as galinhas contraem clamidiose, arizonose ou colibacilose. Mas quando isso ocorre essas doenças podem ser transmitidas para pessoas se essas entrarem em contato com as fazes de aves infectadas, embora a arizonose possa também ser contraída por ingestão de ovos contaminados.

Enganos

Para americanos, o termo usado para definir catapora é "chicken pox" (algo como "varíola de galinha", em tradução livre) e pode causar a impressão de que galinhas transmitem a doença, o que não é verdade.

eHow Brasil
×