×
Loading ...

Como editar arquivos flash do Shockwave online

Os arquivos flash do Shockwave (Shockwave Flash Files, extensão .swf) são usados no design de páginas da web, animações de jogos e em outras mídias. Como o formato Shockwave é compilado, não é possível editá-lo online diretamente. Ao invés disso, você pode alterar o código fonte e repostá-lo. Caso não tenha acesso ao código do Shockwave, existem vários programas que podem descompilá-lo para que consiga editar o arquivo.

Instruções

O Shockwave Flash é popular na criação de jogos para computadores pessoais (computer image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com)

    Edite o código fonte do Shockwave Flash

  1. Abra o arquivo .FLA, usado para criar os arquivos Shockwave Flash. Eles são a versão compilada do código do .FLA e não podem ser alterados diretamente. Utilize o programa de edição de arquivos Shockwave, o Adobe Director, para fazer alterações no arquivo .FLA.

    Loading...
  2. Salve as alterações como um novo arquivo .FLA, com um nome diferente, para que você não sobrescreva a primeira versão. Selecione "Exportar", no menu "Arquivo", e crie um arquivo .SWF ou .FLV a partir do seu código do Shockwave Flash.

  3. Abra seu novo arquivo em um navegador para testá-lo e ter certeza de que ele funciona corretamente. Carregue o arquivo no seu servidor web e substitua a versão antiga.

    Descompilando e editando arquivos Shockwave

  1. Se você não tiver acesso ao código original usado para fazer o arquivo Shockwave Flash, baixe um descompilador de Flash. Existem vários descompiladores, tais como o SWF Decompiler, o Flash Decompiler Trillix e o Free Flash Decompiler Gold. Talvez seja preciso testar vários programas para conseguir descompilar o arquivo corretamente, pois as diferentes aplicações podem funcionar melhor com tipos específicos de arquivos Shockwave.

  2. Salve o arquivo flash .SWF ou .FLV que deseja editar no seu computador. Abra o arquivo com seu descompilador e utilize a aplicação para criar o código fonte no formato .FLA. Edite o código com o Adobe Director ou outro editor de Shockwave.

  3. Compile o arquivo Shockwave para efetuar as mudanças. Carregue o novo arquivo em um servidor para usá-lo na sua página ou distribuí-lo.

Loading...

Dicas

  • Os arquivos Shockwave passaram por várias versões desde o seu lançamento, e podem ser encontrados em extensões diferentes da .SWF ou .FLV.
  • Se o arquivo Shockwave que você deseja editar está em uma página de códigos abertos ou em uma aplicação web, entre em contato com o dono da página e veja se ele fornecerá o código fonte para que possa modificá-lo.

Aviso

  • Os arquivos Flash utilizados em páginas de empresas ou em jogos online podem conter designs com direitos autorais. Tome cuidado ao distribuir uma versão modificada sem a permissão do dono.

O que você precisa

  • Computador capaz de executar o Adobe Director

Referências

Loading ...
Loading ...