Como a ozonização mata mofo

Vários fabricantes de ozonizadores têm comercializado o uso do ozono para destruir as infestações de mofo

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Vários fabricantes de ozonizadores têm comercializado o uso do ozônio para destruir as infestações de mofo. Não se tem certeza quanto à eficácia do ozônio para isso, mas não há dúvida que o gás ozônio é capaz de destruir muitos patógenos transportados pelo ar e odores desagradáveis nas casas. Ozonizadores ainda são usados ​​para purificar a água em estações de tratamento e para limpeza de algumas piscinas.

O princípio por trás do gás ozono é muito semelhante ao processo de oxidação que o oxigênio normal realiza quando entra em contato com as substâncias. Os átomos de oxigênio interagem com os átomos das substâncias, alterando a composição química delas na troca dos átomos. É assim que o metal enferruja e o cobre fica verde quando exposto ao ar. Essas propriedades únicas do oxigênio são realçadas quando o gás é ionizado ou alterado com luz UV para conter três átomos de oxigénio por agrupamento em vez de dois. Isso faz com que as partículas ionizadas do oxigênio fiquem ainda mais propensas para trocar átomos com outras substâncias, e se estas forem agentes patogênicos ou partículas causadoras de odor, elas serão destruídas durante o processo. Os cientistas preferem este método porque o único subproduto do processo de oxidação forçada é mais oxigênio, que não é prejudicial aos seres humanos.

Ozônio

Problemas do ozônio

A questão é se esse processo pode ser aplicado com sucesso para limpar problemas de mofo. Os cientistas em geral não concordam com a teoria de que é possível. Enquanto fabricantes anunciam ozonizadores de alta dose com a promessa de que eles exterminarão todo o mofo de uma sala, há vários problemas com isso. Por um lado, o ozônio só pode ser realmente eficaz em matar partículas no ar - logo os esporos de mofo podem ser limpos pelo gás, mas o próprio mofo é muito mais resistente. Além disso, o ozônio pode não preencher todas as partes de uma sala, especialmente os cantos úmidos onde o mofo tende a esconder-se.

Problema de mofo

Se caso o ozônio entrar em contato com o mofo, não há nenhuma garantia de que vai matá-lo. A "American Conference of Governmental Industrial Hygienists" (Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais) concordou que, apesar do ozônio poder ser capaz de matar um pouco do mofo na superfície, ele não tem a capacidade de tirar o mofo que está ainda mais escondido nas paredes e tapetes, que pode ser protegido pela camada morta de mofo. Além disso, a umidade e temperatura podem afetar adversamente o ozônio, anulando sua capacidade de alcançá-lo em primeiro lugar. Por essas razões, muitos sugerem a utilização de processos mais tradicionais para a remoção de infestações pesadas dele.

eHow Brasil
×