Os efeitos da bupropiona em cães

street dog image by Cherry-Merry from Fotolia.com
Prescrita como um antidepressivo e como auxiliar no ato de parar de fumar, a bupropiona é uma medicação humana que deve ser armazenada de maneira segura, fora do alcance do seu animal. Dentre os nomes comerciais, estão: Wellbutrin e Zyban. A substância é de rápida absorção e causa inúmeros problemas fisiológicos em cães. Se seu animal ingeriu esse remédio, contate imediatamente seu veterinário.
Vômito
Devido à rápida absorção da substância, o vômito pode ocorrer logo depois da ingestão. A quantidade ingerida determina quão rápido e quanto o cão vomitará. Os efeitos colaterais das variedades de ação prolongada se apresentarão mais devagar e durarão mais. Após o consumo, os cães podem começar a vomitar dentro de uma a quatro horas. Se você não tiver certeza de que a bupropiona é a culpada, coloque luvas e verifique se no vômito existem comprimidos não dissolvidos. Mesmo se não houverem pílulas presentes ali, consulte o veterinário, uma vez que podem ter sido dissolvidas.
Problemas respiratórios
Outros sintomas comuns da ingestão da substância é a dispnéia, um termo clínico para dificuldade respiratória ou respirações curtas. Esse sintoma estará aparente apenas depois que a bupropiona passou pelo estômago e entrou no intestino delgado, onde será absorvida pela corrente sanguínea. Se seu cão tiver com dificuldade em respirar, o tratamento veterinário imediato é necessário.
Falta de coordenação
Ataxia é o nome clínico para falta de coordenação. O consumo da substância em questão pode fazer com que seu cachorro tropece ou caia quando tentar andar. O animal pode andar pelas paredes ou nos móveis e parecer desorientado. Contate seu veterinário. Uma ajuda será necessária para colocá-lo e tirá-lo de dentro da casinha ou do seu carro, tendo que ser carregado até o hospital. O veterinário começará um tratamento imediato.
Tremores
Os tremores envolvem uma tremedeira involuntária dos músculos corporais do animal. O sintoma pode aparecer dentro de uma a quatro horas depois do consumo. Pode levar mais tempo se a bupropiona de ação prolongada foi ingerida. Sem tratamento, os tremores podem levar a convulsões. O cão pode, repentinamente, cair no chão, ficar completamente rígido e com as pernas esticadas. Imediatamente após a rigidez, o cão poderá tremer violentamente e perder o controle da bexiga e dos intestinos. Ele não será responsável por isso durante a convulsão. Para evitar machucar o animal e você mesmo, durante a crise, não tente segurá-lo ou alcançar a boca dele. O tratamento veterinário imediato é necessário se esses sintomas estiverem presentes. Não conseguir o cuidado adequado pode resultar em coma ou morte.
Mais Artigos
O que acontece com um gato exposto à tetrametrina e à cipermetrina?→

Efeitos colaterais da anestesia em gatos→

Quais as causas de inchaço em hamsters?→

Quais são as causas da tosse noturna em cães?→

Problemas associados ao uso frequente de leite de magnésia→

Peróxido de hidrogênio para provocar vômito em cães→
