Sistema de tratamento de lagoas utilizando sulfato de alumínio

Sistema de tratamento de lagoas utilizando sulfato de alumínio

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O sulfato de alumínio é comumente utilizado para tratar lagoas. Quando adicionado a lagoas densas e lamacentas, os íons de alumínio coletam as partículas de sujeira na água, afundam-nas no chão e deixam a água reluzente.

Quando a água precisa de sulfato de alumínio

Quando a visibilidade na água torna-se muito baixa, isso significa que ele precisa de uma limpeza. Para manter uma boa condição de saúde de toda a vida aquática, a visibilidade subaquática precisa geralmente permanecer entre 30 a 45 cm.

Quantidade necessária

Recomenda-se utilizar cerca de 18 kg de sulfato de alumínio para cada 1000 m³ de lagoas barrentas. Isso ajudará a limpá-la em 6 a 7 dias.

Como utilizar

Para utilização, o alumínio é dissolvido em água e pulverizado sobre a superfície da lagoa. Para minimizar possíveis perigos de contaminação de plantas e da água, apenas 1/3 a 1/2 da dose deve ser aplicado inicialmente. Depois de alguns dias, pode ser determinado quanto mais sulfato de alumínio é necessário para limpar a água.

Tipos de sulfato de alumínio

O tipo de sulfato de alumínio, puro ou tamponado, é determinado pelo nível atual de alcalinidade ou acidez do solo. Se o pH da água estiver abaixo de 7, então uma cal hidratada deve ser adicionada juntamente ao sulfato. Isso ajuda a diminuir a produção de ácido a partir do sulfato.

Reações causadas pelo sulfato de alumínio

Quando o sulfato de alumínio é adicionado à água, cria-se uma reação química que afeta o nível de pH dela. Isso, por sua vez, produz ácido sulfúrico em pequenas quantidades, o que reduz significativamente o nível de pH da água. Esse desequilíbrio repentino do pH pode revelar-se prejudicial para os peixes e plantas. É, portanto, altamente recomendável testar a água antes de iniciar qualquer tratamento com essa substância.

eHow Brasil
×