Teste de salinidade da água

Sunset lake landscape. Chany lake, Novosibirsk area, June 2007 image by Igor Zhorov from Fotolia.com
O teste de salinidade da água é utilizado para determinar a concentração de sais dissolvidos em uma amostra de água. A salinidade é medida para a manutenção de aquários de água salgada a fim de determinar a adequação da água para beber e para o monitoramento ecológico de habitats aquáticos. A concentração de sal pode ser medida diretamente por evaporação de uma amostra de água medindo-se os sais secos deixados para trás (sólidos totais dissolvidos, ou STD). Métodos mais práticos para estimar a salinidade da água foram desenvolvidos com base nas relações entre a concentração de íons de sal e condutividade elétrica, densidade e índice de refração.
Níveis de salinidade comuns
A água é definida como água doce quando a concentração de sal é inferior a 1.000 partes por milhão (ppm). Esse é também o limite geral para a água potável, apesar de que essa água deverá ser inferior a 600 ppm para a palatabilidade. A concentração de sal da água do mar é cerca de 35.000 ppm.
A água salgada se torna mais salina quando evapora e deixa os sais para trás. Lagos e lagoas salinas, incluindo solares salinas utilizadas para a produção comercial de sal, podem atingir níveis de salinidade até a ponto de saturação (cerca de 264.000 ppm, dependendo da temperatura).
Unidades de medida
Toda água que não foi deionizada ou destilada contém um pouco de sal. A concentração de sais é geralmente descrita em unidades de partes por mil (UPM), ppm, miligramas por litro (mg/L) ou porcentagem. A relação entre essas unidades é 1 ppt = 1.000 ppm = 1000 mg/L = 0,1 por cento.
A salinidade também é expressa em unidades de salinidade práticas (USP), uma medida de condutividade a uma pressão constante e temperatura que é equivalente a ppt.
Método de condutividade
A condutividade elétrica de água é proporcional à sua concentração de íons de sal eletricamente condutores. A condutividade, quantidade de corrente elétrica que pode passar através da água, é facilmente medida com um dispositivo de mão chamado de sonda de condutividade ou medidor. A condutividade pode ser então convertida em salinidade se a temperatura e a pressão também forem conhecidas. Alguns dispositivos de medição de salinidade fazem essa conversão, mas não são precisos em concentrações mais elevadas do que cerca de 70.000 ppm.
Método hidrômetro
A densidade da água, ou a gravidade específica, aumenta em proporção à sua concentração de sal. A temperatura também afeta a densidade da água, que é necessária para converter a gravidade específica à salinidade. A gravidade específica pode ser medida usando-se um densímetro, que é um tubo de vidro calibrado que se destina a flutuar numa amostra de água. A profundidade a que o densímetro fica na linha de água determina a gravidade específica da amostra. Em seguida, uma "mesa", como a listada na seção Recursos, pode ser usada para determinar a salinidade da água.
Método refratômetro
O refratômetro estima a salinidade medindo o grau em que uma amostra de água refrata a luz em comparação com uma amostra de água pura. Depois que algumas gotas de água são colocadas sobre a placa de luz do dia, o valor de salinidade pode ser lido através do escopo.
Amostras
O método refratômetro é comumente usado para medir a salinidade da água. Autores do livro "Standard Methods for the Examination of Water" ("Métodos padrões para o Exame de Água e Esgoto", em tradução livre), no entanto, recomendam o uso de métodos baseados em condutividade e densidade para precisão.
Mais Artigos
Diferentes maneiras de elevar o pH da água potável→

Tratamento de água com permanganato de potássio→
Por que o sal deixa a água mais densa→

Como descobrir o percentual de erro ao calcular a densidade→

Por que a água da minha piscina ficou amarela quando adicionei um tablete de cloro?→

Como calcular o fluxo, o volume e a pressão da água→

Referências
- “Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater;" Lenore S. Clesceri, Arnold E. Greenberg e Andrew D. Eaton; 1998 [em inglês]
- “DS5X, DS5 and MS5 Water Quality Multiprobes User Manual;” Hach Hydrolab; fevereiro de 2006 [em inglês]
- “Ocean Science Discussions;” Um algoritmo para estimar a salinidade absoluta no oceano global; T.J. McDougall, D.R. Jackett e F.J. Millero; fevereiro de 2009 [em inglês]
- "Guidelines for Drinking-Water Quality;" Organização Mundial da Saúde; 2008 [em inglês]
- University of California Museum of Paleontology: The Freshwater Biome [em inglês]
Sobre o Autor
Tammy James has written articles about wildlife and plants since 2002. Her writing has appeared in newsletters and scientific publications including the "Journal of Coastal Research" and "Ardea." She holds a Master of Science in wildlife ecology from Oklahoma State University.
Créditos Fotográficos
Sunset lake landscape. Chany lake, Novosibirsk area, June 2007 image by Igor Zhorov from Fotolia.com