Motivos para brigas na escola

Estudantes se envolvem em brigas por uma série de razões.

boxing gloves image by Freeze Frame Photography from Fotolia.com

Quase todo mundo já presenciou ou esteve diretamente envolvido em uma briga de escola. De repente, há uma grande agitação no corredor, estudantes se juntam para achar um bom lugar para ver a ação e alguém grita, "briga!" As brigas são uma triste realidade em muitas escolas. Embora as taxas de violência nas escolas estejam em ascensão, as brigas não são algo recente. Durante séculos, estudantes travavam lutas corpóreas, que resultavam em colisões, contusões e principalmente muito ódio. Apesar das brigas de escola serem comuns, algumas pessoas ainda se perguntam por que elas ocorrem. Cada briga é diferente, mas existem algumas causas comuns.

Valores diferentes

De acordo com um estudo recente do Instituto Cato (veja Referências 1), muitas brigas de escola são causadas pela mistura forçada de alunos que vêm de origens diferentes e se apegam a valores díspares. Esse estudo defende que as políticas de zoneamento geográfico das escolas contribuem para a violência, e a fim de reduzir a violência, os alunos devem ter mais opções na escolha de sua escola.

Falta de respeito

A violência escolar pode ser o resultado de uma simples falta de respeito pelos outros. Houve um incentivo nos últimos anos para integrar lições de valor baseadas no currículo escolar. Muitas escolas ensinam atualmente cursos de educação de caráter na tentativa de proporcionar aos alunos que não possuem bons modelos de papel um conhecimento básico de como eles devem interagir com seus pares e professores.

Manutenção da reputação

Muitas vezes, alunos brigam como um meio de manter a reputação na escola. A reputação é muitas vezes vista como um bem precioso. Se alguém passar por um estudante que está preocupado com sua reputação, esse aluno pode se sentir forçado a retaliar ou corre o risco de ser chamado de fraco e ter sua reputação ameaçada.

Influência da cultura pop

No momento em que iniciam o ensino fundamental e médio, a maioria dos estudantes pode discriminar a realidade de TV e filmes, mas em níveis menores, essa distinção é geralmente um pouco mais difusa. Alguns estudantes jovens se envolvem em lutas, simplesmente porque estão replicando o que viram na TV ou em um filme. Esses alunos estão simplesmente tentando copiar os caras durões ou mulheres de atitude que adoram. Dr. Adele M. Brodkin relatou esse fenômeno em um artigo recente no "Early Childhood Today". Ela convidou educadores e pais a terem discussões francas com os alunos sobre as influências da cultura pop, em um esforço para reduzir o número de incidentes de violência que resultam desse tipo de mimetismo.

eHow Brasil
×