Efeitos psicológicos causados pelas imagens de filme de terror nas crianças

••• horror girl image by Alex Motrenko from Fotolia.com

Filmes de terror são projetados para provocar terror e repulsa no espectador. Embora esta experiência possa ser tolerada e até desejada por adultos, a mente de uma criança não é tão forte e capaz de separar ficção de realidade. Na verdade, a mente de uma criança (ainda não totalmente desenvolvida) pode ser seriamente e adversamente afetada pela visualização de imagens ou filmes mentalmente perturbadores; essas perturbações podem levar, em alguns casos, a surtos de violência.

Ansiedade residual

Filmes de terror muitas vezes mergulham psicologicamente nos medos mais profundos que os seres humanos possuem. Medos, como o de ser devorado (por exemplo, "Tubarão" ou "O massacre da serra elétrica"), o medo de ser perseguido (por exemplo, "A Ilha do Doutor Moreau", ou "Halloween"), ou o medo de perder o controle (por exemplo, "O Iluminado" e "O Exorcista") estão todos profundamente enraizados no nosso psicológico e nas nossas experiências de vida. Considerando que a maioria dos adultos tem a capacidade de separar medos gerados por filmes e televisão de medos obtidos em um trauma real, a mente de uma criança não está totalmente desenvolvida ou totalmente equipada com mecanismos de defesa e senso de perspectiva como um adulto. Algumas crianças e até mesmo alguns adultos podem sofrer de ansiedade residual ao assistir filmes de terror. Exemplos disso incluem o medo de água ou piscina depois de assistir um filme de terror sobre tubarões ou aumento do fervor religioso depois de ser aterrorizado por um filme sobre o Diabo (por exemplo, "O Bebê de Rosemary").

Falta de sono

As crianças muitas vezes ficam acordadas quando assistem filmes muito assustadores, mas em alguns casos extremos, a falta de sono pode durar semanas ou até meses depois de assistir a um filme. Essa situação pode ser agravada pela ansiedade residual e pode até mesmo gerar fobias ao longo da vida, como o medo de dormir no escuro, medo de dormir em silêncio, ou até mesmo o medo de dormir com outros.

Desmaio

Um impacto imediato possível ao assistir filmes de terror, para algumas crianças, é o desmaio. Isso acontece quando a mente não faz distinção entre o trauma assistido para entretenimento e o trauma vivenciado. Algumas crianças experimentam tudo o que a vítima em um filme está passando como se elas mesmas estivessem passando por aquilo. Isso pode levar a gritos, choro, calafrios, falta de ar, e até mesmo desmaios. A criança que experimentar sintomas físicos como estes, deve ser retirada do alcance visual ou sonoro desses filmes e guiada a pensar sobre outras coisas.

Mais recentes

×