Como eliminar um ninho de formigas carpinteiras da sua casa

••• ants marching image by berean from Fotolia.com

As formigas carpinteiras são consideradas por muitos profissionais de controle de pestes como o tipo mais difícil de formigas para se eliminar. Em 35% dos casos, elas ocupam paredes e espaços vazios externos, o que faz com que encontrar os ninhos seja um desafio. As formigas carpinteiras tipicamente começam com um formigueiro grande, chamado "colônia parental", que se espalha e se divide em "colônias satélites", que podem estar dispersas pela casa, tipicamente em áreas aquecidas e cobertas. Antes de exterminar um ninho, certifique-se de localizar quaisquer outros formigueiros satélites na área. Locais que estejam infestados terão serragens delicadamente espalhadas ao redor e evidências de trilhas de formigas ao longo das extremidades de gabinetes e móveis.

O que você deve fazer

Passo 1

Localize a colônia parental e as satélites. A parental provavelmente estará em uma área úmida no exterior da casa. As satélites costumam estar dentro de casa. Procure por serragens, trilha de formigas e operárias de limpeza nas proximidades.

Passo 2

Coloque os óculos, a máscara, as luvas e a roupas de proteção com mangas longas antes de aplicar o inseticida. Encontrar colônias de formigas pode ser um trabalho duro e sujo, então, use roupas apropriadas.

Passo 3

Aplique o inseticida diretamente nas colônias satélites. Inseticidas registrados incluem pó de ácido bórico, ciflutrina e propoxur a 0,5%. Para formigueiros que estejam dentro das paredes, remova as placas elétricas frontais e aplique o inseticida pelo vazio da parede. Sempre certifique-se de que a energia esteja desligada ao realizar essa etapa. O inseticida vai grudar no corpo das formigas e elas vão levá-lo até o formigueiro, matando as larvas.

Passo 4

Pulverize uma linha perimetral exterior contra a fundação da casa, embaixo do tapume da casa e em volta das portas e janelas para erradicar a colônia parental. Isso deve ser feito entre os meses de Maio e Junho, que é a época de reprodução das formigas. Os sprays perimetrais externos registrados incluem ciflutrina, bifentrina e deltametrina. Dependendo do tipo de inseticida usado, a frequência de aplicação varia; alguns sprays podem ser necessários várias vezes durante a época de reprodução.

Mais recentes

×