×
Loading ...

Como emendar uma mangueira de alta pressão

Vazamentos em uma mangueira de alta pressão podem ser perigosos, dependendo da frequência de uso. Como uma mangueira normalmente mantém uma pressão de 60 kg/cm² ou mais, não é possível fazer o reparo com fita adesiva. Você deve emendá-la cortando a parte do vazamento e instalando um engate projetado para alta pressão. Se a mangueira de alta pressão for de uso industrial, verifique as instruções para saber se ela pode ser emendada ou se deve ser substituída.

Instruções

Vazamentos em uma mangueira de alta pressão podem ser perigosos (hydraulic hose image by Alex White from Fotolia.com)
  1. Desligue o equipamento e despressurize a mangueira com a válvula de pressão. Esse processo pode variar dependendo do seu dispositivo, portanto, siga o manual do proprietário para desligá-lo e retirar a pressão com segurança.

    Loading...
  2. Localize o buraco e corte a seção danificada com uma lâmina, com um cortador de mangueira ou com um arco de serra, dependendo da espessura. Certifique-se de que cada extremidade cortada esteja reta.

  3. Aplique bastante água com sabão em cada extremidade do engate para facilitar sua colocação na mangueira. Dois dos mais populares tipos de engate de alta pressão são o de compressão e o espigão.

  4. Deslize metade do espigão para dentro da mangueira. Se você usar o tipo correto, precisará segurá-lo com um alicate e empurrá-lo para dentro da mangueira. Após instalado, o diâmetro da mangueira não deve se expandir muito. Coloque a abraçadeira em sua volta. Pressione a outra extremidade no outro lado do espigão. Ambos os lados da mangueira devem se encontrar, se possível. Coloque as abraçadeiras nos lugares corretos e aperte-as. O processo de aperto varia dependendo do modelo utilizado. Normalmente, é necessário usar uma chave de fenda para atarraxá-las. Se você for utilizar um engate de compressão, siga para o próximo passo.

  5. Deslize o engate de compressão na mangueira. Ele tem dois eixos, um que desliza por dentro e outro que desliza por fora da mangueira simultaneamente. Empurre a mangueira até que atinja o final do engate. Conecte a outra extremidade da mangueira ao outro lado dele da mesma maneira. Rode cada lado do engate com uma chave inglesa para apertá-lo. Conforme você apertar a porca de cada lado, ela comprimirá o engate e eliminará os vazamentos.

Loading...

Dicas

  • Espigões funcionam melhor quando você não consegue esticar a mangueira o suficiente para fazer suas extremidades se tocarem.
  • Para usar um engate de compressão, as extremidades da mangueira devem conseguir se tocar depois de cortadas.

O que você precisa

  • Lâmina ou outro cortador de mangueira
  • Água com sabão
  • Engate de compressão ou espigão
  • Chave de fenda
  • Chave inglesa

Referências

Loading ...
Loading ...