Especificações comuns do bujão do cárter
Os bujões do cárter podem ser de vários tamanhos. Cada fabricante e modelo de veículo possui seu próprio modelo de cárter e tamanho de bujão. Há diferentes tipos e alguns possuem um selante permanente preso à traseira da cabeça do bujão, enquanto outros usam um anel tórico, ou arruela, que pode ser comum ou de pressão. A parte mais importante da instalação do bujão é garantir que ele esteja apertado corretamente, com o torque correto.
O propósito do torque
O propósito de aplicar o torque no bujão do cárter é prendê-lo corretamente, de acordo com uma especificação em newtons-metro. O torque é criado através da força de torção ou rotacional do bujão aplicada por um torquímetro. Após aplicar o torque correto, o bujão estará seguro.
Apertar antes de aplicar o torque
Após enroscar o bujão do cárter, aperte-o até que não gire mais sem que precise fazer força excessiva. Assim, você não apenas apertará o bujão, mas também verá o assentamento da arruela ou anel tórico.
Cárteres de alumínio
Os cárteres de alumínio são mais frágeis do que os convencionais. Seu bujão pode ser comum, mas o torque será diferente. Nesse tipo de cárter, o torque do bujão costuma ser entre 27 e 33 newtons-metro.
Cárter comum
A maioria dos veículos usa um cárter comum e seu bujão precisa de um pouco mais de torque, pois o metal do cárter é mais grosso e aguenta o bujão mais apertado. Aplique um torque entre 33 e 40 newtons-metro.
Mais Artigos
- " Ford Pick-ups Haynes Repair Manual covering Ford full-size F-150 2WD and 4WD pick-ups with gasoline engines for 2004 thru 2009 (excludes F-150 Heritage, Lightning, F-250, Super Duty or diesel models);" John Haynes; 2010 [em inglês]
- " Honda Accord Haynes Repair Manual covering all models from 2003 thru 2007 (Does not include information specific to hybrid models);" John Haynes; 2008 [em inglês]