Como encerar linhas para costurar estofados

••• Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Linhas de algodão enceradas são muito mais flexíveis e menos propensas a criar nós. Essa linha é perfeita para trabalhos grandes de acabamento e acabamentos de costura à mão em projetos de estofado.

Passo 1

Crie uma superfície plana que absorva calor com cerca de 75 a 80 cm de comprimento. A melhor superfície é uma caixa de papelão achatada de uma mercearia ou loja de bebidas. O ferro pode ser ligado nesse momento, mas ele deve ficar quente, não escaldante.

Passo 2

Cubra a plataforma de papelão com um papel plano branco, prendendo suas bordas com cola. Evite colar as bordas com fita adesiva, pois esta poderia derreter com o ferro. Permita que a cola seque antes do passo 3.

Passo 3

Desembrulhe um carretel inteiro de linha em torno da plataforma formando uma grande faixa de linha. Certifique-se de não enrolar a linha de forma muito apertada ou esticada desnecessariamente.

Passo 4

Esfregue a linha fortemente com um bloco de cera de parafina simples. Tenha certeza de cobrir toda a superfície da linha com uma espessa camada de cera. Compre esta cera em lojas de artesanato, grandes lojas de departamento ou online se a carga for grande.

Passo 5

Coloque um pedaço de papel de cera sobre a linha antes de aquecê-la com um ferro quente. Certifique-se de derreter a cera uniformemente, empurrando-a na linha com o ferro.

Passo 6

Permita que a cera seque na posição antes de descascar o papel.

Passo 7

Desenrole a linha, colocando-a de volta em seu carretel original e tomando cuidado para distribuí-la uniformemente.

Mais recentes

×