Como encolher um boné justo de poliéster

••• cap for baseball image by terex from Fotolia.com

Os bonés justos podem ficar um pouco apertados após serem lavados na máquina. Isso ocorre porque a água quente combinada com o calor de uma secadora podem encolher o poliéster. O aquecimento desse tecido durante esses procedimentos é o segredo para sua contração. É bom lembrar disso quando for lavar um boné sujo e velho. Você também poderá encolher seu boné se estiver pensando em fazer um corte de cabelo bem curto ou caso tenha perdido algumas de suas madeixas.

Passo 1

Ensope o boné na pia. Use água morna como faria com os pratos. Lave-o manualmente com um pouco de sabão em pó. Qualquer marca que usar normalmente com suas roupas servirá. Remova o chapéu e sacuda o excesso de água após ficar aproximadamente cinco minutos de molho.

Passo 2

Preaqueça o forno a 300 graus.

Passo 3

Ferva água suficiente para submergir o boné em uma panela.

Passo 4

Coloque o boné para ferver por dez minutos, sem tampar. Remova-o com uma pinça e sacuda-o sobre a pia até que não esteja mais ensopado mas continue molhado.

Passo 5

Coloque o boné no forno por cinco minutos. Deixe esfriar um pouco sobre uma grade, assim como você faria com uma fornada de biscoitos.

Passo 6

Coloque o boné em um ciclo da lavadora de louça se quiser que ele encolha mais. Posicione-o sobre a grade superior e não encha o reservatório de sabão. Use o programa de lavagem padrão e passe-o pelo ciclo completo, deixando o processo quente de secagem agir no poliéster.

Passo 7

Seque o boné ao sol.

Mais recentes

×