Como enraizar camélia (Camellia japonica)
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
A camélia (Camellia japonica) é um arbusto nativo da China e muito popular em paisagismo no Sul dos Estados Unidos. Possui folhagem verde-escura e alcança cinco metros de altura e três de largura. Uma característica interessante é que a camélia floresce no inverno, e dependendo da variedade, as flores são vermelho-escuras, rosas, brancas ou uma mistura de cores em uma única florada. Ela pode viver 100 anos ou mais, e prefere solos profundos, úmidos e ácidos. As camélias precisam de proteção contra o sol quente da tarde, frio extremo ou sombra excessiva. O melhor local para seu desenvolvimento é aquele parcialmente sombreado.
Step 1
Corte um pedaço do galho depois do início de brotamento na primavera, porém antes que os novos brotos comecem a se estabelecer. Corte a ponta de um galho com brotos novos, fazendo o corte logo abaixo do quarto grupo de folhas contando a partir da extremidade. Coloque a estaca em um recipiente com água destilada imediatamente, de forma que a parte cortada fique coberta, para que não resseque.
Step 2
Prepare a mistura de enraizamento, pegando um vaso ou recipiente com drenos e enchendo com o substrato estéril. Este substrato é uma mistura de esfagno, turfa, vermiculita ou perlita, e não terra para vaso, pois esta pode conter esporos de fungos. Regue com água destilada até que escorra pelos drenos.
Step 3
Pegue a estaca e faça outro corte logo abaixo do terceiro grupo de folhas, contando a partir da ponta do galho. Retire o terceiro grupo de folhas com as mãos, puxando o broto para baixo, arrancando-o rapidamente, assim você expõe a parte interna ao regulador de crescimento.
Step 4
Coloque a ponta cortada no regulador de crescimento em pó para enraizar plantas lenhosas. Certifique-se de que o corte está completamente coberto com o pó, assim como o local onde o terceiro grupo de brotos foi arrancado anteriormente.
Step 5
Faça um pequeno buraco de aproximadamente cinco centímetros de profundidade no substrato molhado e espete a estaca. Verifique se o local do corte e dos brotos arrancados está coberto, e firme o substrato com os dedos para que a estaca fique na posição vertical. Coloque-a em um local quente (entre 20 e 29ºC) com sol, porém sem luz direta, e mantenha o substrato úmido, mas não molhado. Não permita que a superfície do substrato resseque. A estaca deve enraizar em seis a oito semanas.
Referências
Dica
- O regulador de crescimento em pó para enraizar plantas lenhosas é comumente chamado de hormônio de enraizamento.
Sobre o Autor
Jay Golberg is a certified Texas nursery professional and professional project manager. He has 30 years of business and farming experience and holds bachelor's degrees in English writing from St. Edward's University and finance from Lamar University.
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images