×
Loading ...

Como enraizar uma coroa de abacaxi

Aproveite a aparência tropical conferida por bromélias de abacaxi em climas mais frios ao cultivar tais plantas dentro de casa. A planta é germinada a partir da porção superior do fruto, isto é, sua coroa foliar. Se cuidada apropriadamente, a planta pode produzir frutos em aproximadamente dois ou três anos. Estas bromélias precisam de muita iluminação; durante os meses mais frios, coloque-as de frente para sua janela mais ensolarada. No verão, aclimate as plantas à exposição direta de luz solar colocando-a em ambientes sombreados por alguns dias e movendo-as na sequência para um local mais ensolarado.

Instruções

A coroa do abacaxi pode ser usada para produzir novas plantas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Selecione um abacaxi maduro, puxando gentilmente suas folhas. Caso as mesmas se destaquem da planta, o abacaxi está maduro demais, e sua coroa não deve ser usada. Avalie as folhas em busca de danos por fitófagos; colchonilhas são comuns, e podem ser identificadas através de manchas cinzas na base das folhas.

    Loading...
  2. Remova o fruto da coroa, cortando finas seções da base da coroa até que brotos de raízes estejam expostos. Os brotos se parecem com pequenos pontos ou círculos. Alguns abacaxis podem já ter emitido radículas a partir dos brotos.

  3. Coloque a coroa em um local seco por dois a três dias. Preencha um copo de vidro com 10 a 13 cm de água, a depender da altura do copo, e coloque a coroa dentro do recipiente. Após dois dias, troque a água do recipiente; repita este procedimento até que as raízes tenham atingido 5 cm de comprimento.

  4. Preencha o fundo do vaso com 5 cm de rochas. Em um balde, misture três partes de substrato de boa drenagem com uma parte de perlita. Preencha o vaso com a mistura até 5 cm da borda.

  5. Coloque a coroa sobre o substrato, cobrindo-a até a base das folhas com a mistura. Encharque o solo com água e coloque o vaso em um local ensolarado. Regue sua bromélia uma vez por semana para manter o solo levemente úmido, borrifando as folhas com água.

  6. Fertilize sua planta com um produto solúvel de baixo teor de nitrogênio de quatro a seis vezes por ano, mas não dentre as oito primeiras semanas. Siga a dosagem recomendada na embalagem do produto. Remova folhas esmaecidas e moribundas com uma tesoura, transplantando seu espécime para um vaso maior após o primeiro ano.

Loading...

Dicas

  • Plante duas coroas para garantir sucesso caso uma das duas não se desenvolva.

O que você precisa

  • Coroa de abacaxi
  • Prato de vidro
  • Vaso com 20 cm de diâmetro
  • Pedras
  • Substrato de drenagem rápida
  • Perlita
  • Balde
  • Garrafa com borrifador
  • Fertilizante
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...