Como enrolar uma bobina solenoide de 12 V

••• spools with a wire image by Victor M. from Fotolia.com

Um solenoide é uma bobina de fio que gera um campo magnético quando uma corrente elétrica passa por ela. A força do campo magnético é proporcional ao número de voltas da bobina e à quantidade de corrente elétrica que flui pelo fio. Se um núcleo de material ferromagnético, como ferro macio, for inserido na bobina, a força do campo magnético será amplificada para várias vezes a força da bobina em si. Um solenoide é fácil de construir, usado fio magnético na bobina e um prego de ferro no núcleo.

Passo 1

Enrole o fio magnético ao redor de 5 cm de um tubo plástico, cortado a partir de um canudo ou do corpo de uma caneta. Deixe 30 cm de fio de lado e enrole o resto ao redor do tubo, começando de uma ponta e indo até a outra. As voltas devem ser bem organizadas e muito próximas entre si. Ao chegar na outra ponta do tubo, comece uma nova camada e repita até enrolar todo o fio. Deixe 30 cm de fio na outra ponta da bobina, para que possa conectá-lo na bateria.

Passo 2

Enrole uma camada de fita crepe ao longo da bobina, para ajudar a prendê-la e impedir que desenrole.

Passo 3

Lixe as pontas do fio com a lixa para revelar o cobre limpo e criar uma boa conexão elétrica com a bateria.

Passo 4

Conecte o fio livre de uma ponta da bobina ao terminal negativo da bateria, e o outro, ao terminal positivo. Ao completar o circuito, um campo magnético será criado ao redor da bobina, com sua maior intensidade na parte central dela. Para verificar isso, coloque uma bússola perto da bobina e veja a agulha balançar conforme ela é afetada pelo campo magnético.

Passo 5

Desconecte o fio do terminal positivo da bateria. Coloque o prego de ferro com sua ponta ligeiramente no interior da bobina. Prenda o fio ao terminal positivo da bateria e verá que o prego será puxado mais para dentro da bobina, devido ao seu campo magnético. Este é o princípio usado por interruptores e válvulas solenoides.

Passo 6

Desconecte o fio do terminal positivo. Coloque o prego completamente no interior da bobina e reconecte o fio ao terminal positivo mais uma vez para completar o circuito. Com o prego totalmente dentro da bobina, o efeito de amplificação do campo magnético se maximiza, e a bobina pode ser usada como um eletroímã. Tente usá-la para pegar pequenos objetos de metal, como clipes. Verá que serão atraídos para a bobina.

Mais recentes

×