×
Loading ...

Como ensinar gaita às crianças

Considerado o instrumento de sopro mais simples, a gaita é um dos mais fáceis de se ensinar para crianças menores. Ela é comumente um instrumento diatônico com palhetas colocadas em um revestimento de metal, cada um com uma fresta por onde o ar é soprado para dentro. As notas são determinadas pelo comprimento e espessura da palheta. Quem toca, deve inspirar e expirar para criar tons musicais. O instrumento é muito usado em músicas de estilo blues, folk, country e jazz.

Instruções

A gaita é um excelente instrumento inicial para as crianças (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Aula iniciante

  1. Instrua a criança a colocar a gaita em sua mão esquerda. Deixe-a segurar a gaita de forma que o instrumento fique entre os dedos indicador e polegar.

    Loading...
  2. Diga para a criança usar a mão direita aberta e colocá-la atrás da gaita e da mão esquerda, cobrindo-a para que uma caixa de som selada seja criada. Se a parte de trás da gaita for segurada com a mão direita apertada, fechada, o som sairá abafado.

  3. Peça que ela deixe uma pequena abertura com as costas das mãos. Quando a gaita for tocada, isso permitirá que o som saia de trás dela.

  4. Deixe a criança praticar trocando entre segurar a gaita com as mãos mais fechadas ou abertas. Essa variação permite que se alcance notas que não estão na gaita diatônica.

  5. Peça que a criança coloque a boca no instrumento de forma que entre dois e quatro frestas (há 10 no total).

  6. Peça que ela coloque a língua na barra separadora entre as frestas dois e três, fazendo com que ela só respire dentro da fresta quatro.

  7. Deixe a criança soprar para dentro e para fora da fresta quatro, criando uma nota. Peça que ela observe a diferença no som criado quando soprar, já que esse é um fundamento para dominar o instrumento no futuro.

Loading...

O que você precisa

  • Gaita

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...