Como ensinar inglês utilizando o método de Resposta Física Total (TPR)

As áreas de lazer ao ar livre são os melhores lugares para executar o TPR, devido à liberdade que o espaço externo proporciona

on the playground image by Frenk_Danielle Kaufmann from Fotolia.com

Ensinar inglês pode ser intimidante, principalmente se você não conhece o idioma dos seus alunos. Há muitas atividades que requerem pouca comunicação, mas ao mesmo tempo podem ensinar conceitos básicos de forma divertida e envolvente. Resposta Física Total ou TPR é um método de ensino de inglês que envolve movimento cinestésico em resposta aos comandos diretos. O TPR é particularmente útil para estudantes de inglês iniciantes ou crianças, podendo ser utilizado em vários ambientes.

Step 1

Ensinar a classe a fazer poses engraçadas pode relaxá-la para um posterior debate

stand up image by J-F Perigois from Fotolia.com

Ensine comandos diretos. Esse é o exemplo mais simples de Resposta Física Total. Os comandos como "levantar", "sentar" e "andar até a porta" podem ser usados na maioria das salas de aula e por grupos de qualquer faixa etária, independentemente da aptidão. Essencialmente, o professor precisa imitar a atividade ao dar o comando e indicar que os alunos devem fazer o mesmo. Os movimentos da mão (por exemplo, realizar um movimento crescente enquanto instrui os alunos a ficar de pé) também podem ser úteis para prestar esclarecimentos.

Step 2

Uma aula sobre automóveis é perfeita para o TPR

driving 4 image by Andrzej Borowicz from Fotolia.com

Dê movimento cinestésico ao vocabulário. Embora seja provavelmente óbvio que você possa utilizar o TPR para ensinar "executando" ao fazer com que os alunos desempenhem no local, também é possível ensinar verbos de modo não convencional, usando a imaginação. Por exemplo, você pode ilustrar um voo fazendo com que os alunos estiquem os braços e façam o som de uma aeronave. Um módulo inteiro sobre carros pode ser utilizado com os alunos no "banco do motorista" fazendo sinais de seta, de mudança de marcha e acionando os freios quando necessário.

Step 3

Fazê-los atuar na frente dos colegas de classe pode proporcionar alguns exemplos bem humorados para lições futuras

Poet quoting Shakespeare. Isolated on white. image by diter from Fotolia.com

Ajuste as técnicas de acordo com o progresso dos alunos. Ninguém quer levantar-se e sentar-se o tempo todo. Conforme a habilidade dos estudantes aumenta, as Respostas Físicas tornam-se mais complexas. Muitos professores incluem esquetes de interpretação de personagens quando os estudantes já dominaram os princípios da gramática e da sintaxe. Você pode fazer com que eles encenem a compra de itens na loja, ir ao banco, ser parado pela polícia por excesso de velocidade ou qualquer outra atividade em que estejam interessados.

×