×
Loading ...

Como ensinar literatura de maneira divertida

Professores de literatura podem utilizar uma abordagem tradicional, mas para conquistar alunos de ensino médio, devem proporcionar aulas divertidas e interativas. Independentemente do livro, envolva os alunos com tecnologia e seus interesses pessoais. Eles lembram e entendem os componentes literários melhor quando os professores moldam suas ideias de maneira interessante. Pegue as aulas tradicionais e transforme-as, adaptando às necessidades específicas da lição. Verifique o material necessário — vocabulário e termos literários — e acrescente seus toques para uma aula de literatura memorável.

Instruções

Torne a literatura ensinada no ensino médio interessante (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Comece a aula com uma introdução poderosa. Exiba a matéria de forma única, talvez identificando o tema com a vida cotidiana dos alunos. Toque uma música relacionada ao livro e peça para os alunos discutirem o que pensam. Permita que os alunos deem ideias sobre o livro. Peça para que eles prevejam sobre o que é a história a partir da capa e do título do livro.

    Loading...
  2. Siga ensinando literatura de maneira divertida, enquanto o enredo se desenvolve. O professor Nicole Sledge sugere a leitura em voz alta. Faça um esquema de pesquisa para os alunos explorarem profundamente partes da obra. Se for possível, dê papéis para eles atuarem. Crie gráficos organizadores no formato de uma palavra ou símbolo que faça sentido para a estória. Finalmente, discuta literatura a partir de uma troca de cartas, sugere o professor John Paul Walter. Eles discutirão com seus pares.

  3. Testar a compreensão dos alunos em uma aula de literatura é imprescindível. Use técnicas criativas sem questões de múltipla escolha. Peça para os alunos recapitularem um capítulo com uma linha do tempo em branco. Permita que eles escolham um termo literário para analisar em cada um. Peça para escreverem a história de vida de um personagem ou crie uma história em quadrinhos resumindo capítulos. Diga para reescreverem uma seção recontextualizando para a época atual, usando linguagem e descrições modernas.

  4. Feche as atividades de forma envolvente. Peça para que os alunos escrevam questões para um pequeno teste. Use algumas delas para fazer uma revisão. Dê um capítulo ou um termo para cada grupo de alunos, para que resumam e apresentem. Peça para que escrevam um e-mail para um dos personagens, apoiando ou criticando suas atitudes no enredo. Leia a biografia do autor para os alunos, para que considerem conexões entre sua vida e obra. Se possível, deixe que os estudantes contatem o autor e peçam para discutir partes do livro.

Loading...

Aviso

  • Cada disciplina tem uma exigência diferente. Algumas podem achar que, quando o professor lê em voz alta, tomar notas fica difícil, enquanto outras podem achar o hábito vantajoso.

Referências

Loading ...
Loading ...