×
Loading ...

Como ensinar medida e altura na Educação Infantil

É desafiador ensinar os alunos da Educação Infantil a medir porque essas crianças não têm nenhuma experiência anterior em casa. No entanto, quando os alunos já sabem contar pelo menos até 10, você pode usar atividades simples que introduzem unidades básicas de medida para altura, peso, área e volume.

Instruções

Evite confundir as crianças com métodos padrões de medição, como a fita métrica (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Medir comprimento e altura

  1. Meça o comprimento de um canudo e corte-o em 15 cm. Faça o mesmo com outro canudo e conecte-os usando uma pequena bola de argila. Repita a tarefa para criar 4 canudos com 30 cm.

    Loading...
  2. Peça para uma criança ficar de pé na parede e meça sua altura aproximada utilizando os canudos. Enquanto você mantem os canudos verticalmente perto dela, peça as crianças para contarem quantos têm e dizer se seu colega é maior ou menor que quatro canudos.

  3. Use os canudos para medir a mobília e outros itens na sala de aula, assim a criança se familiariza com a medida de comprimento e altura baseadas em uma unidade comum. Distribua planilhas de medição de altura para a prática individual.

    Medida de peso

  1. Deixe cada pote de café com 500 g. Traga uma balança tradicional para a sala de aula e coloque os potes em um lado e vários itens do outro (sacolas, frascos de água e livros).

  2. Ajude as crianças a contarem os potes e falarem o peso de um item, quando houver equilíbrio na balança.

  3. Peça para as crianças dizerem se um item é mais leve ou mais pesado do que a quantidade de potes/kg na balança. Essa tarefa pode salvá-lo quando você não encontra um item para equilibrar a balança e ajuda as crianças a praticarem a comparação baseada no seu peso (mais pesado ou mais leve).

    Área e volume

  1. Recorte pequenos quadrados de papel de 6,5 cm². Coloque-os sobre um item, como uma fotografia ou um livro, cerificando-se de não cobrir tudo. Peça para os alunos contarem os quadrados para calcularem a área aproximada do item.

  2. Crie cubos de 16 ml, usando cartolina e fita adesiva. Coloque-os dentro de peças ocas, como uma jarra, uma caixa pequena ou um copo, e peça para as crianças contarem os cubos para medir o volume. Se você não encontrar nenhum objeto onde os cubos se encaixam perfeitamente, explique para as crianças que o volume do objeto é maior do que a quantidade de cubos que ele contém.

  3. Use um recipiente de medição para ajudar as crianças a praticarem com volume de líquidos. Peça para elas encherem um vidro com 30 ml. Essa tarefa permite que elas lidem com os valores exatos de volume.

Loading...

Dicas

  • De acordo com um estudo conduzido em 2000 pelo Centro Nacional para Estatísticas Educacionais (National Center for Education Statistics), a média de altura dos meninos da Educação Infantil é 1,14 m, e a das meninas é 2,5 cm menor. Assim, quatro unidades de canudo são suficientes para medir a altura aproximada da maioria dos alunos.

O que você precisa

  • Cinco potes de café
  • Canudos
  • Balança
  • Argila
  • Papel
  • Tesoura
  • Cartolina
  • Fita métrica
  • Recipiente de medida

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...