×
Loading ...

Como ensinar o ponto de vista do autor para os alunos

Entender o ponto de vista em uma obra literária é fundamental para o entendimento da literatura em si. O ponto de vista do autor pode ser ensinado fazendo com que os alunos pesquisem o período e a localização geográfica no qual a obra estudada foi escrita e outras informações biográficas. Saber as inspirações ou as intenções do autor cria uma perspectiva mais ampla para os alunos sobre o significado da obra, permitindo que eles demonstrem uma compreensão mais aprofundada em suas respostas em sala de aula e em testes.

Instruções

Saber o ponto de vista do autor cria um entendimento mais aprofundado para os leitores (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Diferencie o ponto de vista do autor com o do narrador. O narrador é quem fala ou a voz pela qual a história é contada. Esse ponto de vista é, geralmente, categorizado como narração em primeira ou terceira pessoas com variações entre onisciente ou onisciente com limites. O ponto de vista do autor, no entanto, refere-se ao contexto no qual o livro foi escrito. Ele está fora da obra em si pois se refere ao escritor.

    Loading...
  2. Peça para os alunos fazerem um trabalho curto, com base em pesquisas, detalhando o contexto no qual a obra estudada foi escrita e explore as questões: Por que você acha que o autor escreveu essa história? Quais fatores do ambiente contribuíram para as qualidades dela? Essa tarefa também deve exigir que os estudantes pesquisem informações bibliográficas acerca do autor como local de nascimento, nível de educação, vida amorosa, crenças políticas e religiosas e lugares que ele visitou em vida.

  3. Faça uma discussão em sala de aula com as respostas dos alunos após eles entregarem os trabalhos. Escreva as respostas principais deles no quadro e peça para anotarem.

  4. Guie os alunos para chegarem as melhores conclusões sobre o ponto de vista do autor perguntando-lhes quais respostas parecem ser mais verdadeiras. Não hesite em oferecer a sua própria perspectiva depois que os estudantes disserem as deles.

  5. Crie perguntas pertinentes para determinar o entendimento deles do ponto de vista do autor. Exemplos: "Como a época em que a obra foi escrita afeta a história? Como a história repercute ou não atualmente?" ou "Quais eventos da vida do autor que podem ter influenciado na criação dessa obra?"

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...