Como fazer resumos de um poema

Analisar um poema requer tempo

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Os poemas podem ser claros e simples, mas, muitas vezes, podem usar uma linguagem figurada e tornarem-se complexos. Se você deseja resumir um poema, divida-o linha por linha e reescreva-o em um parágrafo que transmita a sua compreensão do conteúdo.

Step 1

Sente-se em um lugar calmo para ler o poema. Enquanto estiver a lê-lo, tire notas de qualquer palavra que seja díficil de compreender. Os significados podem ser separados mais tarde até você obter uma análise do poema que faça sentido.

Step 2

Reformule quaisquer sentenças que considere confusas ou pouco claras. Use um tesauro para substituir palavras ambíguas por outras que façam sentido no contexto e utilize um dicionário para achar significados para as palavras pouco comuns.

Step 3

Traduza a linguagem poética em afirmações literais. Uma vez que analisar um poema requer algum esforço para compreender a mente do eu lírico, essa seção do resumo é a parte mais complexa. Você pode precisar de informações sobre o autor e o período de tempo em que ele viveu. Por exemplo, ao resumir a poesia de Oscar Wilde, ajudará em sua análise se tiver um conhecimento básico sobre a política vitoriana. Esse autor abordou a política, mas soube camuflar suas opiniões em seus poemas, usando a linguagem poética.

Step 4

Escreva um resumo do poema, seção por seção ou linha por linha. O resumo não pretende ser uma reescrita do poema, mas uma análise do seu conteúdo. Você precisará apresentar exemplos retirados do poema para fundamentar suas conclusões.

eHow Brasil
×