Como enviar um e-mail a seu professor avisando que não vai à aula
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As pessoas ficam doentes. Seus carros quebram. Entes queridos são internados no hospital. Seja lá qual for o motivo, estudantes universitários eventualmente vão acabar faltando aulas. Usar o e-mail para entrar em contato com um professor cuja aula você faltou não é apenas educado, mas pode também ser a única chance que você terá de recuperar o conteúdo perdido e descobrir como correr atrás do prejuízo.
Step 1
Coloque sua turma e outras referências no campo de assunto do e-mail. Também é recomendável incluir palavras-chave, como "ausência" ou "impossibilidade de presença".
Step 2
Se possível, avise o professor antes de faltar a aula. Por exemplo, se você precisar perder dias de aula por causa de uma viagem ou conferência, avise seu professor com antecedência. Dessa maneira você pode recuperar o tempo perdido antes mesmo de perder a aula, o que significa menos correria para você e seu professor após seu retorno. Caso isso não seja possível, envie seu e-mail assim que conseguir acesso a um computador, mesmo que a ausência já tenha acontecido. Para que seu professor mantenha suas anotações em ordem, informe a data de sua falta.
Step 3
Mantenha a comunicação em tom formal. Você deve usar "Caro professor" ou simplesmente o título (por exemplo, Dr.) seguido pelo primeiro e último nomes de seu professor.
Step 4
Indique o objetivo de seu e-mail em linguagem clara e direta. Professores são pessoas ocupadas e recebem diversos e-mails por dia, não desperdice o tempo dele fazendo com que ele tenha que buscar o que você quer dizer em um mar de informações desnecessárias. Sua primeira frase deve avisar que você esteve ou estará ausente e deseja tomar medidas para que não fique para trás com relação ao resto da classe.
Step 5
Verifique a programação da disciplina. Nunca pergunte a um professor "o que eu perdi?" sem antes verificar o cronograma da disciplina, que pode lhe mostrar a resposta rapidamente. Também pergunte à seus colegas o que foi tratado naquele dia. Se você puder encontrar a resposta sem precisar perguntar à seu professor, faça isso. Mantenha as perguntas no e-mail o mais específicas possíveis e apenas pergunte as que são realmente necessárias.
Step 6
Mantenha seu e-mail curto e objetivo. Novamente, professores não querem gastar muito tempo precisando decifrar o objetivo de cada e-mail. Seja profissional, pergunte-se com o que o professor realmente se importa e se ele realmente acha que é importante você justificar sua ausência. Caso você não sinta que o professor possui tempo ou tendência a preocupar-se com sua falta, não perca tempo pedindo desculpas ou inventando motivos para sua ausência. Muitas vezes, um e-mail é só uma maneira educada de informar que você esteve ou estará ausente e não quer ficar para trás com relação ao resto da turma.
Step 7
Apenas coloque as informações apropriadas. Você não precisa revelar todos os detalhes de seus motivos para faltar à aula, a não ser que você ache que terá mais problemas de presença no futuro.
Step 8
Seja educado. Novamente, você não precisa desculpar-se profundamente por ter perdido aulas, mas lembre-se que professores trabalham para proporcionar uma experiência educacional bem sucedida. Mostre que você é grato por esse serviço, mesmo que não esteja presente.
Step 9
Releia seu e-mail antes de enviá-lo e faça as mudanças necessárias. Lembre-se de soar profissional.
Step 10
Termine seu e-mail com um encerramento formal como "Atenciosamente" e, então, coloque seu nome completo. Abaixo de seu nome é recomendável você adicionar novamente sua turma e outras informações relevantes.
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Referências
- "Technical Communication" (Comunicação técnica); Paul V. Anderson; 2011 [em inglês]
- Parkrose School District: Etiqueta em e-mails [em inglês]
- "ENG 351 Syllabus"; Laura Lee Washburn; 2007 [em inglês]
- "CRW 6551 Syllabus"; William Logan; 2010 [em inglês]
Dica
- Se disponível, leia as instruções de seu professor para contato via e-mail encontradas no cronograma da disciplina. As vezes, alguns professores possuem regras com relação ao conteúdo e maneira de contato e elas devem ser seguidas de acordo com o solicitado, pois isso demonstra sua atenção à detalhes e preocupação com o tempo e esforço de seu professor.
Sobre o Autor
Ruth Nix began her career teaching a variety of writing classes at the University of Florida. She also worked as a columnist and editorial fellow for "Esquire" magazine. In 2012, Nix was featured in the annual "Best New Poets" anthology and received the Calvin A. VanderWerf Award for excellence in teaching from the University of Florida.
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