Como escrever um código secreto com símbolos

••• international symbols image by feisty from Fotolia.com

No "The Code Book" (O Livro dos Códigos), o autor Simon Singh explica que as pessoas estão se comunicando por códigos desde que aprenderam a escrever. Mensagens codificadas foram usadas por governos, homens de negócios e militares por séculos. Criar um código secreto pessoal é um jeito inteligente de assegurar o sigilo de documentos importantes. É também um jeito divertido de se comunicar com sua criança fã de mistérios ou satisfazer seu próprio interesse infantil em espiões e mensagens secretas. Escrever seu código secreto é uma tarefa fácil usando a simples substituição por símbolos.

Passo 1

Escreva as letras do alfabeto verticalmente em uma folha de papel. Por exemplo:

A B C D

Passo 2

Atribua a cada letra um símbolo e escreva ele ao lado da letra correspondente. Se digitar mensagens usando o código, use somente símbolos que sejam facilmente criados usando o teclado padrão. Por exemplo:

A - ! B - @ C - # D - $

Passo 3

Mantenha a chave -- a lista de letras e símbolos que escreveu -- em um local seguro para usar de referência até que consiga memorizá-la. Se planeja mandar mensagens para outras pessoas, forneça uma cópia da chave para que elas possam decifrar suas mensagens.

Passo 4

Imprima ou digite claramente o que deseja dizer na mensagem, deixando ao menos um espaço entre cada linha de escrita. Sob cada letra, escreva ou digite o símbolo que escolheu para representar essa letra.

Passo 5

Copie somente os símbolos da mensagem em uma nova folha de papel e destrua a original para preservar o sigilo. Se estiver digitando, apague as letras para que sobrem somente os símbolos.

Passo 6

Use a chave para decifrar mensagens codificadas escritas por outra pessoa. Escreva as letras correspondentes sob cada símbolo para revelar a mensagem escondida.

Mais recentes

×