Como transcrever um gago

typing image by Aditia Patria Warman from Fotolia.com

O trabalho de um profissional de transcrição é criar versões escritas de conversas em áudio. As transcrições jurídicas e as médicas são as formas mais conhecidas, mas a transcrição também é importante em reuniões de negócios e tradução de conversas para um idioma diferente.

Muitas peculiaridades da fala, como a gagueira, podem confundir um profissional de transcrições. A maneira como você transcreve o discurso do gago depende do tipo de transcrição que está fazendo. Depois de conhecer essas diretrizes, transcrever as palavras de alguém que gagueja é simples.

Como fazer

Step 1

Escreva a gagueira exatamente como o orador fala, palavra por palavra, na transcrição. Esta deve ser uma réplica da conversa, assim, você deve escrever o número exato de vezes que o orador gagueja. Se ele gagueja a palavra "presidência" três vezes, escreva: "pre-pre-pre-presidência". Esta forma de transcrição é usada principalmente para processos judiciais e por pesquisadores que estudam os padrões de fala.

Step 2

Reproduza o som geral da gagueira com a transcrição literal inteligente. Esta forma de transcrição é mais comumente usada. Nela, você só precisa dar uma ideia do que o orador disse. Se o orador gagueja três vezes, escreva a gagueira apenas uma vez. Ao invés de "pre-pre-pre-presidência", você escreve "pre-presidente". Alguns clientes preferem que você deixe a gagueira completamente de fora com esta forma de transcrição.

Step 3

Deixe a gagueira completamente de fora com apenas o conteúdo ou a transcrição editada. Esta forma de transcrição deve apenas reproduzir a mensagem que o usuário estava passando, de modo que a gagueira e palavras irrelevantes como "um" são deixadas de fora.

×