×
Loading ...

Como escrever um conto de ficção policial

Escrever um livro pode ser uma tarefa intimidante. Quando você começar, existe o conhecimento de que existem milhares de palavras a serem escritas e extensas edições e reformulações antes de ter qualquer coisa parecida com um manuscrito concluído em suas mãos. Não é de se admirar então que muitas pessoas prefiram escrever contos, já que esses são mais rápidos para ambos o leitor e escritor.

Instruções

Carregue sempre um bloco de notas, você nunca sabe quando uma boa ideia virá (John Rowley/Digital Vision/Getty Images)
  1. Leia várias histórias de contos policiais. Existem poucos métodos que podem ensiná-lo a "como escrever" melhor do ler muito e adquirir o conhecimento dos estilos e nuances do tipo de escrita que você gosta.

    Loading...
  2. Reúna ideias e inspiração. Essa é a hora que precisará de um bloco de notas e caneta — nunca se sabe quando uma boa ideia ocorrerá. A última coisa que deseja é deixar a ideia esvair porque não fez uma nota no momento. Lembre-se do velho clichê sobre escritores que dormem com um bloco de notas e caneta ao lado da cama.

    Você também pode obter ideias de pessoas que você conhece que podem trabalhar em um campo relacionado, então converse com seus amigos no departamento de polícia ou seu primo que é um investigador particular. Você pode se surpreender com como eles podem ser recursos valiosos.

  3. Crie um começo, um meio e um fim para sua história. Todas as histórias seguem esse arco muito básico — e com razão. Essa é uma fórmula testada. Uma vez que tiver dividido sua história nesses três "atos", então divida cada ato ainda mais em uma série de eventos mais detalhados. Lembre-se que não há ninguém dizendo que deve contar a sua história nessa ordem. O diretor cineasta Quentin é conhecido por misturar a ordem desses três atos com grande sucesso.

  4. Conheça seus personagens. É um bom exercício escrever uma breve biografia sobre cada personagem. Saiba o máximo possível sobre o que motiva seus personagens, quais são seus trabalhos, quem são seus amigos, como suas vidas se conectam. Você não precisa incluir todas essas informações na história, mas será útil saber mais sobre os personagens e, assim, ter uma ideia mais clara sobre como eles reagirão em uma determinada situação.

  5. Limite o âmbito da história. Lembre-se que essa é uma história curta e, como tal, você deve tentar limitar a duração de um curto período de tempo (talvez dias ou apenas minutos) e tente ater-se a apenas um enredo e não mais que cinco personagens.

  6. Escolha uma perspectiva para contar a história. A maioria das histórias são contadas sob uma perspectiva de primeira ou terceira pessoa. Em qualquer caso, pense em quem está contando a história. É o velho detetive aventureiro nos dizendo sobre seu último caso antes de se aposentar ou um criminoso experiente lamentando sobre os erros que o levaram à sua prisão?

  7. Escreva uma linha do tempo dos eventos. Não é preciso ser especialmente minucioso, mas colocar os eventos em uma ordem básica pode ser um processo extremamente útil.

  8. Inicie a escrita. Não importa quanto planejamento e preparação tenha feito, a única maneira de escrever um conto de ficção policial é realmente sentando e escrevendo.

  9. Revise e reformule. Corrija quaisquer erros gramaticais, de ortografia ou inconsistências na história.

  10. Envie seu conto para alguns amigos confiáveis ou colegas e aceite com gratidão os seus feedbacks.

  11. Escreva o seu projeto final, tendo em conta qualquer feedback de seus primeiros leitores.

Loading...

O que você precisa

  • Bloco de notas
  • Caneta

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...