Como escrever uma introdução para um portfólio educacional

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

INTRODUÇÕES CHAMAM A ATENÇÃO! Não importa quão bom o conteúdo do seu portfólio educacional possa ser, se você não conseguir chamar a atenção do leitor, ele não será visto. Escrever uma boa introdução é semelhante à frase "anzol, linha e chumbada de pesca." Você prepara o gancho com uma forte declaração de abertura. Você atrai o leitor para sua "linha" definindo o contexto ou conteúdo do seu portfólio . Finalmente, a "chumbada" diz ao leitor exatamente por que ele deve ler seu texto.

Passo 1

Decida qual será o tema geral do seu portfólio. Pense em uma frase que melhor descreva esse tema e use-a como sua declaração de abertura. Portfólios de ensino são uma coleção de evidências demonstrando como você tem conseguido resultados de aprendizagem ao longo do tempo. O seu tema, então, é uma declaração geral sobre o que você aprendeu.

Passo 2

Descreva, em termos gerais, o conteúdo do seu portfólio e como ele ilustra o seu tema. Por exemplo, você poderia dizer: "as amostras de escrita e avaliações contidas no presente portfólio demonstram como minhas habilidades de pensamento crítico têm evoluído ao longo do programa." Evite listar todo o conteúdo de seu portfólio na introdução. Em vez disso, coloque a lista em um índice.

Passo 3

Explique por que o leitor deve querer avaliar o seu portfólio de ensino. Pense sobre o que diferencia o seu portfólio de ensino dos outros e como ele o descreve como um indivíduo. Você pode querer usar uma analogia filosófica. Por exemplo, Bruce Lee, um praticante de artes marciais, defendia que as pessoas deviam ser "como água". Fale sobre como você tem sido como água, indo com o fluxo e se adaptando aos obstáculos, sempre demonstrando muita força interior.

Mais recentes

×