Como ser um bom articulador
Jupiterimages/Pixland/Getty Images
Provavelmente, você já se encontrou muitas vezes em situações em que desejou ter se expressado melhor ou nas quais poderia ter dito algo melhor. Algumas pessoas referem-se a isso como soar "esperto", mas a habilidade que está sendo questionada é a articulação. Ser articulado é saber como usar a linguagem tanto fluentemente quanto facilmente. Essa é uma habilidade útil ao conhecer pessoas novas, fazer discursos, procurar um novo emprego ou liderar um grupo. Com alguma prática e preparação, você pode se tornar um articulador melhor.
Step 1
Saiba sobre o que está falando. Estude o assunto sobre o qual deseja falar. Quanto mais souber sobre ele, melhor atuará falando a seu respeito. Se estiver tateando com as palavras, as pessoas notarão. É melhor familiarizar-se com o seu tópico e conhecer o jargão especializado associado a ele. Se quiser se familiarizar com muitos tópicos diferentes, isso exigirá mais estudo da sua parte.
Step 2
Compre alguns livros e leia revistas como "Rolling Stone" ou "Veja". Dessa maneira, você pode se manter informado sobre o tópico no qual está interessado e saberá o que está acontecendo. Assine conteúdo especializado na internet, talvez de bloggers estabelecidos ou de newsletters que as empresas enviam.
Step 3
Remova as pausas e expressões de incerteza do discurso. Elas soam como "uh", "ee", "hum" e assim por diante. Em vez disso, se você se baseia nas expressões de incerteza para fazer uma pausa e pensar, substitua-as por "bem, deixe-me ver" ou "talvez". Isso fará uma mudança drástica no seu discurso, principalmente se ele estiver repleto dessas expressões. Remova "parecido" e substitua por "tal como".
Step 4
Pense antes de falar. Não apenas responda, sem haver pensado sobre o que planeja dizer. Você pode dizer algo que não queria ou algo da maneira errada. Pensar antes de falar é importante porque é a sua vez de formular seus pensamentos. Use uma pausa apropriada, como as mencionadas acima.
Step 5
Melhore o vocabulário. Aprenda novas palavras e incorpore-as ao seu discurso. É claro que a ideia não é soar pomposo, mas saber a palavra exata que quer dizer para esclarecer uma ideia, uma declaração ou um sentimento. Ler é uma boa maneira de realizar isso. Você não pode sair lendo qualquer coisa. Precisa ser algo sólido e inteligente, como "Isto é" ou "Carta Capital".
Referências
Sobre o Autor
Lorraine Ramirez received her Bachelor of Arts in English from Texas A&M International University. While teaching English at the secondary level, she writes education articles that deal with the joys and pains of teaching and uses her experiences in the classroom as her primary source of inspiration and reflection.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Pixland/Getty Images