Como ser um bom articulador

••• Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Provavelmente, você já se encontrou muitas vezes em situações em que desejou ter se expressado melhor ou nas quais poderia ter dito algo melhor. Algumas pessoas referem-se a isso como soar "esperto", mas a habilidade que está sendo questionada é a articulação. Ser articulado é saber como usar a linguagem tanto fluentemente quanto facilmente. Essa é uma habilidade útil ao conhecer pessoas novas, fazer discursos, procurar um novo emprego ou liderar um grupo. Com alguma prática e preparação, você pode se tornar um articulador melhor.

Passo 1

Saiba sobre o que está falando. Estude o assunto sobre o qual deseja falar. Quanto mais souber sobre ele, melhor atuará falando a seu respeito. Se estiver tateando com as palavras, as pessoas notarão. É melhor familiarizar-se com o seu tópico e conhecer o jargão especializado associado a ele. Se quiser se familiarizar com muitos tópicos diferentes, isso exigirá mais estudo da sua parte.

Passo 2

Compre alguns livros e leia revistas como "Rolling Stone" ou "Veja". Dessa maneira, você pode se manter informado sobre o tópico no qual está interessado e saberá o que está acontecendo. Assine conteúdo especializado na internet, talvez de bloggers estabelecidos ou de newsletters que as empresas enviam.

Passo 3

Remova as pausas e expressões de incerteza do discurso. Elas soam como "uh", "ee", "hum" e assim por diante. Em vez disso, se você se baseia nas expressões de incerteza para fazer uma pausa e pensar, substitua-as por "bem, deixe-me ver" ou "talvez". Isso fará uma mudança drástica no seu discurso, principalmente se ele estiver repleto dessas expressões. Remova "parecido" e substitua por "tal como".

Passo 4

Pense antes de falar. Não apenas responda, sem haver pensado sobre o que planeja dizer. Você pode dizer algo que não queria ou algo da maneira errada. Pensar antes de falar é importante porque é a sua vez de formular seus pensamentos. Use uma pausa apropriada, como as mencionadas acima.

Passo 5

Melhore o vocabulário. Aprenda novas palavras e incorpore-as ao seu discurso. É claro que a ideia não é soar pomposo, mas saber a palavra exata que quer dizer para esclarecer uma ideia, uma declaração ou um sentimento. Ler é uma boa maneira de realizar isso. Você não pode sair lendo qualquer coisa. Precisa ser algo sólido e inteligente, como "Isto é" ou "Carta Capital".

Mais recentes

×