Como escrever uma redação sobre objetivos profissionais
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
Uma redação sobre os objetivos profissionais faz mais do que focar a sua mente no futuro. Se bem escrita, sua redação pode ajudar você a ganhar bolsas de estudo para a sua faculdade de pós-graduação preferida. Uma redação desse tipo descreve suas metas, revela sua personalidade e transmite determinação. Ela compartilha como você se apaixonou pela carreira e quais passos você tem tomado para se preparar para ela. Sua redação deve ligar seus objetivos profissionais às oportunidades oferecidas por uma instituição ou bolsa de estudo. Ela deve atrair e convencer seus leitores sobre o seu potencial.
Step 1
Pense bastante nas suas ambições e metas na carreira. Anote as suas metas de curto e longo prazo, as pessoas ou acontecimentos que lhe motivaram e confirmaram o seu interesse na área e as razões para você querer essa carreira. Anote também habilidades pessoais e peculiaridades que não fazem apenas uma boa carreira, mas também asseguram o seu sucesso. Liste outras qualidades, atividades e realizações que possam ajudar os seus leitores a apreciar o seu interesse, sinceridade e potencial.
Step 2
Pesquise a instituição ou organização que receberá a sua redação. Anote o que a diferencia de outras organizações e os programas distintos ou recursos que ela fornece aos seus alunos com os mesmos interesses. Você pode achar essa informação prontamente na maioria dos sites de faculdades e bolsas de estudo. Se conhecer pessoas que já passaram pela instituição, consulte-as também.
Step 3
Revise o que foi pedido para constar redação. Algumas organizações querem saber mais do que apenas metas profissionais ou como eles podem ajudá-lo a alcançá-las. Por exemplo, eles podem perguntar sua opinião sobre a importância da sua escolha profissional. Crie um esboço da redação que designe uma seção para cada questão, garantindo que você fale sobre cada uma, preferivelmente na ordem pedida.
Step 4
Escreva uma introdução forte e memorável que faça os seus leitores quererem mais. Comece com uma história pessoal, humor ou citação inspiradora que esteja relacionada e relevante e flua naturalmente no corpo da sua redação. Você pode escrever a introdução depois de ter escrito todo o resto para que ela molde o resto da sua redação apropriadamente.
Step 5
Desenvolva o corpo da redação para responder todas as perguntas usando a informação adquirida nos passos 1 e 2. Organize seus pensamentos de forma lógica. Por exemplo, reconte quando você contemplou a área de estudo, o que aconteceu depois para confirmar isso e como você tem se preparado para a sua carreira desde então. Com fatos e evidência, deixe a sua personalidade aparecer na sua escrita e apoie todas as afirmações sobre caráter, desempenho e entusiamo. Por exemplo, ao invés de simplesmente dizer que você é apaixonado pela escrita, descreva seu blog e as várias posições editoriais que você passou na faculdade, trabalho ou comunidade.
Step 6
Conclua sua redação de forma confiante e entusiasmada. Resuma os pontos abordados e mostre o que você acrescentaria à organização se fosse admitido ou ganhasse a bolsa de estudo.
Mais Artigos
Como responder a um modelo de RFP→
Como elaborar uma redação reflexiva→
Como escrever uma redação sobre “Porque eu mereço uma bolsa de estudos” →
Como escrever uma carta de intenções solicitando uma bolsa de estudos→
Como escrever uma descrição pessoal→
Como escrever a biografia profissional de um estudante universitário→
Referências
Recursos
Dica
- Mantenha-se atento aos requisitos e restrições, tais como números de palavras e páginas, espaçamento de linha, tamanho de fonte, forma eletrônica de entrega e prazos.
- Resista à tentação de enviar uma redação igual para várias instituições, pois isso provavelmente lhe prejudicará.
- Narre apenas algumas histórias. Use verbos de ação para os leitores verem e sentirem suas histórias.
- Demonstre competência na escrita. Revise sua redação cuidadosamente e procure por erros ortográficos e de gramática e cortes, de preferência com a ajuda de orientador ou amigo.
Sobre o Autor
Since 1988, Diana Faustmann has been writing on technology, business and culture. Her articles have appeared in various print publications, corporate websites and authoritative online sites. Faustmann holds a Bachelor of Arts in psychology from the University of the Philippines.
Créditos Fotográficos
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images