Como escrever uma música pop

••• John Howard/Digital Vision/Getty Images

Talvez você esteja com uma música divertida e original grudada na cabeça, ou tenha se apaixonado (ou terminado um relacionamento) e deseja liberar todas as emoções em uma canção. Escrever uma música pop é uma maneira de materializar toda a sua criatividade e sentimentos de forma que outras pessoas possam apreciar. Siga esses passos para escrever uma música pop.

Passo 1

Comece com o que você tem. Para iniciar a escrita, use qualquer pedaço de música que possuir. Pode ser uma melodia para um refrão, ou uma frase ou letra sobre sua vida ou romance. Pegue esse material e comece a escrever a canção.

Passo 2

Faça uma melodia básica. Tente cantar ou cantarolar a melodia da introdução ou do coro. Essa melodia pode moldar o resto da música e até ajudar a escrita da letra. Se você não compor música, cante a melodia com um gravador e peça ajuda a um músico mais tarde.

Passo 3

Adicione um gancho. Essa é uma parte essencial para uma música pop de sucesso. O gancho é basicamente a combinação da letra e da música, para atrair as pessoas e fazer com que elas continuem cantando após ouvirem. Seu gancho pode ser a introdução, o refrão, ou ambos. O essencial é que ele seja atraente e fácil de ser lembrado e repetido.

Passo 4

Implemente um formato. Quando tiver a melodia, parte da letra e uma ideia para o gancho, comece a unir e moldar essas partes. Os formatos de canções pop são simples e podem ser aprendidos por quem ouve as composições. Um exemplo é: introdução, verso, refrão, verso, refrão, ponte, encerramento-instrumental. Comece a trabalhar com um formato para organizar corretamente sua música pop.

Mais recentes

×