×
Loading ...

Como escrever um pequeno relatório sobre uma observação de trabalho

Se você for um estudante do ensino médio, poderá ter a oportunidade de observar profissionais em um ambiente de trabalho, o que significa que terá uma experiência não remunerada para ficar em volta de uma pessoa para aprender mais sobre o emprego e carreira. Essa observação normalmente dura entre um dia até uma semana. Quando você terminar, você pode ter que fazer um pequeno relatório para explicar suas expectativas antes da observação, o que você aprendeu durante a experiência e seus objetivos futuros de carreira.

Instruções

Observação de trabalho (teacher & students image by Luisafer from Fotolia.com)

    Antes e durante a observação

  1. Pesquise o trabalho que observará antes de chegar ao local. Por exemplo, se for em uma empresa de arquitetura, veja se ela tem um site. Você também pode procurar obter informações gerais da carreira para ver o que o trabalho de um arquiteto envolve.

    Loading...
  2. Escreva as expectativas e metas para a sua experiência de observação do ambiente de trabalho. Responda a essas perguntas: por que quer acompanhar um arquiteto durante o dia? O que espera aprender? O que acha que vai ver os arquitetos fazendo no trabalho?

  3. Faça anotações enquanto estiver participando da experiência. Controle o que fez durante todo o dia e que o empregador fez. Anote tudo o que você percebeu e quiser lembrar-se mais tarde, especialmente as tarefas de trabalho e a quantidade de tempo gasta em cada uma.

    Escreva o relatório

  1. Leia as suas expectativas e os objetivos que escreveu antes de iniciar a experiência. Leia as anotações que fez durante o tempo que ficou no local de trabalho do empregador.

  2. Escreva uma introdução para seu relatório explicando em que experiência de observação de trabalho você participou e inclua detalhes tais como onde ocorreu, quem você acompanhou e por quanto tempo. Resuma suas expectativas no primeiro parágrafo também.

  3. Crie o corpo do relatório, incluindo alguns parágrafos sobre as principais tarefas que observou o empregador fazer durante a sua experiência. Cada parágrafo poderá destacar uma dessas tarefas. Por exemplo, se você observou um controlador de tráfego aéreo, os seus parágrafos podem ser sobre o radar, o controle de solo e os deveres da torre, como permitir a aterrissagem dos pilotos.

  4. Escreva o parágrafo de conclusão e inclua os seus sentimentos gerais sobre a experiência. Responda a essas perguntas: você ainda está interessado nessa carreira? O que aprendeu durante a experiência? Quais são seus objetivos futuros de carreira baseado nessa experiência?

Loading...

Dicas

  • Se tiver a oportunidade de entrevistar o seu empregador, você poderá incluir uma ou duas citações em seu relatório. Elas poderão explicar melhor as tarefas e responsabilidades do cargo nos parágrafos do corpo do relatório.

Referências

Loading ...
Loading ...