×
Loading ...

Como escrever um texto descritivo baseado em uma imagem

"Cada imagem pinta mil palavras" é uma expressão bem conhecida por uma boa razão. A descrição de uma imagem pode gerar mil palavras. Mais que isso, o exercício de escrever a descrição de uma imagem pode gerar centenas, se não milhares de ideias. Escrever um texto com base em uma imagem é um exercício de escrita criativa valioso e frutífero. Ele pode gerar ideias para poesias, contos ou até romances. Se você é novo na escrita criativa, esse é um bom local para começar. Você deve praticar esse exercício todos os dias para liberar sua imaginação. Se você ler regularmente além de fazer isso, seu vocabulário aumentará e você terá mais palavras à sua disposição.

Instruções

Escrever um texto baseado em uma imagem é uma excelente introdução à escrita criativa para todas as idades (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Observe a imagem. Escreva quais você acha que são as imagens frontais. Escreva quais são as imagens de fundo. Por exemplo, você pode estar olhando flores e arbustos na frente; o fundo pode ser um grande parque verde. As partes da frente e de trás se combinam para te dizer o cenário da imagem.

    Loading...
  2. Escreva uma descrição das pessoas na foto. O que elas estão usando? O que suas expressões e posturas dizem sobre o humor delas? Por exemplo, pode haver uma noiva que não parece feliz em seu casamento.

  3. Escreva os elementos que você acha que criaram o humor ou a atmosfera da imagem. Pode ser um dia nublado, ou as expressões fechadas das pessoas em uma bela paisagem. Qual é o tom geral da imagem?

  4. Escreva quaisquer ações da imagem. Alguém pode estar congelado no decorrer de uma ação, ou pode haver uma poderosa cachoeira. Liste os elementos da imagem que dão movimento a ela; esses movimentos te dizem algo sobre a narrativa ou o enredo. Combine sua leitura desses fatos à sua interpretação das figuras humanas na foto. Isso te dirá o que está acontecendo, o que as pessoas estão fazendo e como se sentem sobre o que fazem.

  5. Liste as anotações que você fez em ordem de prioridade. Você escreverá uma introdução, depois a descrição 1, a descrição 2 e assim em diante.

  6. Escreva a conclusão. Use o seu dicionário para procurar palavras que não usa normalmente. Encontre três ou quatro palavras descrevendo a mesma coisa. Seja criativo com seu uso da linguagem. Quando decidir a ordem das afirmações que quer fazer, certifique-se de que elas fluam umas para as outras. Se você fizer isso, seu texto descritivo será lido fluentemente, como uma narrativa sobre a imagem.

Loading...

O que você precisa

  • Dicionário

Referências

Loading ...
Loading ...