Como fazer uma esfera de papelão

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Esferas de papelão são artesanato versáteis. Uma vez criada uma estrutura segura para a esfera, você poderá cobri-la com uma variedade de materiais flexíveis, como pano ou papel machê, para criar bolas, enfeites, caixas originais ou um globo. A armação pode ser comparada com um globo: polos na parte superior e o equador ao redor do diâmetro. O papelão é ideal porque proporciona flexibilidade suficiente para moldar o objeto desejado. Grampos oferecem maior segurança que uma fita para segurar as tiras na posição exata.

Passo 1

Corte três tiras de papelão de comprimentos iguais. Posicione uma tira horizontalmente e alinhe as outras duas a 60 graus, de modo que pareça uma estrela de seis pontas (use o transferidor para fazer medições precisas).

Passo 2

Verifique se o meio de cada tira coincide com o das demais. Grampeie o centro onde todas as três se sobreponham para fixar a estrela (um grampo deve segurar o papelão no lugar).

Passo 3

Conecte as extremidades das tiras de papelão juntas e deixe uma sobreposição de cerca de 1 cm. Use seu transferidor para assegurar que cada tira fique alinhada a 60º uma da outra. Fixe o centro com um ou dois grampos.

Passo 4

Passe a agulha através do centro do papelão sobreposto (a partir do lado de fora). Enfie-a através do outro lado de sua esfera para conectar os dois polos (fure o outro polo pelo interior). Una os polos para determinar a forma de sua esfera (por exemplo, una os polos mais para obter uma esfera mais baixa e larga ou mantenha os polos mais distantes para obter uma esfera mais alta).

Passo 5

Amarre firmemente a linha para manter a forma desejada. Corte o fio e deixe a agulha de lado.

Passo 6

Posicione a tira de papelão restante em torno do equador da esfera. Grampeie a tira em cada uma das outras previamente fixadas (use um grampo por tira).

Mais recentes

×