Espécies de aranhas laranjas
John Foxx/Stockbyte/Getty Images
Aproximadamente 50 mil espécies diferentes de aranha existem em todos os continentes do planeta, com exceção da Antártica. Todos os aracnídeos têm oito patas, uma cabeça e um abdômen e tendem a ter quatro pares de olhos. Entre toda a gigantesca diversidade de formas e cores das aranhas, a cor laranja é muito comum nas espécies, seja como um tom primário ou secundário em seu corpo, cabeça e pernas.
Aranhas de teia orbicular
A Araneus marmoreus é uma espécie oriunda das regiões com clima temperado. As fêmeas são maiores que os machos e tendem a possuir pernas laranjas com corpos de tons variados, incluindo amarelo, marrom e roxo. Como o nome sugere, essas aranhas têm uma aparência marmorizada em suas cores. São comuns de áreas de floresta e aguardam suas presas nos cantos de suas teias.
Aranhas estrela
A aranha estrela tem o tamanho de uma ervilha e as extremidades do corpo em formatos pontiagudos similares às de caranguejos. A parte inferior do corpo costuma ser preta com pequenas partes brancas e amarelas, mas a parte superior tem tons laranjas chamativos em suas protuberâncias espinhosas. Existem duas variações a nível de espécie: Gasteracantha cancriformis e Gasteracantha elipsoides.
Aranhas saltadoras
As aranhas saltadoras, ou papa-moscas, têm de 1 a 2 cm de tamanho e são muito conhecidas pelos seus pelos e pela habilidade de pular distancias de até 50 vezes o comprimento de seu corpo, o que está ligado à pressão sanguínea superior em suas patas traseiras. Elas estão distribuídas por todo o globo em mais de 500 variações, as quais podem incluir marcas laranjas em seus corpos pretos ou cinzas. A Habronattus tem marcas laranjas em seus patas dianteiras e na parte inferior do corpo, enquanto a espécie Phidippus adumbratus tem marcas laranjas e avermelhadas no topo do exoesqueleto.
Aranhas vermelho-prateadas
A espécie Argyrodes flavescens, ou aranha vermelha-prateada, é um aracnídeo de cor laranja avermelhado que possui patas pretas com pontos prateados e são naturais do Sri Lanka, Singapura, Myanmar e da Indonésia. Elas roubam as presas de aranhas menores mais frequentemente do que caçam, o que é uma estratégia funcional entre os aracnídeos. Essas aranhas têm cerdas em suas patas que ajudam a puxar e tecer teias.
Tarântulas
Tarântulas são aranhas grandes e peludas que vivem em climas quentes, particularmente nas Américas Central e do Sul, África e sudeste da Ásia. Muitas dessa espécie têm a cor primária ou secundária laranja, como é o caso da famosa tarântula babuína Usambara, que tem vários tons alaranjados e é tratada como animal de estimação. Elas se alimentam de insetos e vivem em tocas subterrâneas.
Referências
- A história natural das tarântulas [em inglês]
- Penn State Entomology: Araneus marmoreus [em inglês]
- Masha: Gasteracantha cancriformis ou Gasteracantha elipsoides [em inglês]
- San Diego State University: Aranha saltadora (Araneae: Salticidae) do estado da California incluindo Baja [em inglês]
- Guia das aranhas comuns de Singapura: Aranha vermelha prateada: Argyrodes flavescens [em inglês]
- Natural History of Orange County California: Aranha saltadora [em inglês]
Sobre o Autor
Sean Kotz has been writing professionally since 1988 and is a regular columnist for the Roanoke Times. He has also written for the Blue Ridge Business Journal, The Roanoker, 50 Plus, and Prehistoric Times, among others. He holds a Master of Arts in literature from Virginia Tech.
Créditos Fotográficos
John Foxx/Stockbyte/Getty Images