×
Loading ...

Estilos de aprendizagem VARK

O sistema VARK avalia quatro modalidades de aprendizagem — visual, auditiva, leitura/escrita e cinestésicas — em alunos. Ele permite que o entrevistado identifique seu modo dominante de aprendizagem. Como a maioria das situações de aprendizagem requer o uso de mais de uma modalidade, ele também fornece uma avaliação de como o entrevistado aplica as quatro modalidades de aprendizagem em atividades para este fim. O VARK pode aplicado na sala de aula tradicional, em treinamentos de empregados e em esportes.

O que é VARK?

O questionário VARK faz uma série de perguntas para ajudar as pessoas com a determinação de sua modalidade preferida ou modos de recepção e troca de informações no contexto de aprendizagem. Como se observa, VARK é um acrônimo para quatro grandes categorias de preferências — visual, auditiva, leitura/escrita e cinestésicos.

Loading...

Alunos visuais

Os alunos que preferem esse modo gostam de reunir e processar informações utilizando gráficos, diagramas, mapas e outras imagens ou formulários baseados graficamente em comunicação. Filmes de mídia, apresentações em PowerPoint ou vídeos não estão incluídos nos dispositivos que auxiliam os alunos visuais a receberem e processarem as informações.

Alunos auditivos

A instrução que é falada ou ouvida facilita a aprendizagem para este tipo de aluno. Palestras, discussões e gravações, e-mails são todos os mecanismos que permitem que pessoas com esta modalidade discutam e explorem conceitos com os outros e trabalhem melhor em ambientes de aprendizagem.

Alunos leitores/escritores

As pessoas com uma preferência para a modalidade de leitura/escrita aprendem melhor quando recebem e retornam as informações como palavras. A comunicação pode ser escrita ou digitada. Suas ferramentas de escolha são dicionários, Internet, PowerPoint, respostas escritas e sinais de texto.

Alunos cinestésicos

Essas pessoas aprendem melhor fazendo atividades que lhes permitam experimentar ou praticar o conceito que estão tentando aprender. A chave para uma aprendizagem eficaz para eles é que a instrução lhes oferece oportunidades concretas para aplicar a informação. As ferramentas que melhor atendem às necessidades dos alunos cinestésicos incluem demonstrações, simulações, vídeos e estudos de caso.

Multimodalidades

Embora uma pessoa possa ter uma preferência por um modo dominante ou particular, múltiplos modos são muitas vezes utilizados em situações de aprendizagem. O questionário VARK identifica quatro pontuações que se correlacionam com a forma como uma pessoa se aplica às modalidades de aprendizagem em suas atividades. A avaliação identifica quatro tipos de alunos: os que preferem um único modo quando aprendem; aprendizes bi-modais; alunos tri-modais, e os que preferem empregar todos os quatro modos durante a aprendizagem.

Avaliação

O questionário VARK auxilia os alunos com a identificação de sua modalidade de aprendizagem. Ele também fornece uma base para um indivíduo para adaptar a sua modalidade de aprendizagem como adequado ou necessário. Há livros, softwares e outras avaliações disponíveis para as pessoas que queiram saber mais sobre os seus modos preferenciais de aprendizagem. Essas ferramentas ajudam os indivíduos a aprenderem como explorar seus pontos fortes ou adaptar-se a diferentes situações de aprendizagem.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...