×
Loading ...

Estratégias de leitura para crianças com dificuldade de aprendizado

A aprendizagem da leitura envolve muitas habilidades que as crianças devem usar simultaneamente, o que exige um esforço constante por todos os alunos. No entanto, crianças que sofrem de dificuldades de aprendizagem podem se frustrar quando múltiplas tentativas de ler e compreender não dão certo. Considerando que muitas salas de aula terão um ou mais estudantes com deficiências específicas, os professores devem estar familiarizados com estratégias alternativas que permitam que todos os alunos em sua classe dominem as habilidades de leitura.

Crianças com dificuldades de aprendizagem precisam de intervenção frequente e tutoria individual (chldren teaching image by Julia Britvich from Fotolia.com)

Consciência fonêmica

Crianças com dificuldades de aprendizagem muitas vezes têm dificuldade em associar sons e letras. Antes que uma criança possa começar a ler, ela deve entender que cada letra tem um som correspondente. Memorizar o alfabeto não é o suficiente. Os professores devem trabalhar com crianças em pequenos grupos para praticar esta habilidade. Jogos simples como correspondência de cartas e objetos que começam com o som de uma determinada letra, ou um jogo de bingo do alfabeto são atividades eficazes para reforçar o reconhecimento alfabético, bem como ajudar com que a criança se lembre qual som corresponde a cada letra.

Loading...

Fluência

Depois que os estudantes aprendem como combinar sons para formar palavras, eles começam a ler textos ao nível da classe. Crianças com dificuldades de aprendizagem podem ter que começar a ler histórias abaixo de seu nível para poder construir fluência. Leitores fluentes decodificam (verbalizam) as palavras rapidamente, de forma expressiva e em uma velocidade que auxilia a compreensão. Alunos que têm problemas de decodificação precisam praticar lendo histórias com palavras C-V-C-V (consoante-vogal-consoante-vogal) simples. A melhor estratégia é agrupar a classe pelos níveis de habilidade do grupo para que cada criança leia com aquelas que possuem habilidades semelhantes.

Compreensão

A compreensão de livros e histórias envolve muitas estratégias como previsões, resumo, questionamento e a habilidade de determinar qual a ideia principal do texto. Bons leitores usam estas estratégias à medida que leem. Já as crianças com dificuldade de aprendizagem precisarão de um reforço do professor para que consigam compreender e aplicar esses conceitos. Em primeiro lugar, o professor deve incentivá-los a olhar as fotos no livro e fazer previsões com base no que veem. Livros voltados para leitores mais velhos podem não ter histórias com imagens, então o professor podem simular a leitura de uma página e, em seguida, parar e fazer perguntas antes de prosseguir. Se for o caso, os alunos podem usar um marcador para indicar caracteres e ideias principais.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...