Estrutura da raiz do bambu

As raízes de bambu crescem em grumos conhecidos como torrões

Bamboo image by AzamSa'ad from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

A raiz do bambu tem duas funções principais: a primeira é, como todas as plantas, extrair água e nutrientes para o bambu usar; a segunda função é ajudar a propagar o bambu criando novas ramas para ele crescer. Nas florestas de bambu, a estrutura das raízes se agrupam em um ramo denso que pode se estender por centenas de quilômetros, porém, as plantas únicas também têm suas características especiais.

Bambu

Tecnicamente, o bambu não é uma árvore. Ele pertence à família das gramíneas e compartilha várias características com elas, incluindo a forma como estende algumas raízes próximas à superfície do chão. O caule do bambu é um tronco lenhoso com um espaço oco formado em seu centro, o que o torna leve. Como o bambu é mais leve do que a maioria das árvores, não precisa de um sistema extenso de raízes para ancorá-lo no chão.

Torrão

As raízes do bambu tendem a formar o que é conhecido como torrão. Ele é feito de uma massa de raízes que se conjugam entre si formando um aglomerado. Esse aglomerado cresce a alguns metros no chão, diretamente abaixo do tronco do bambu, e é usualmente mais largo que a base. Outras raízes sobem para fora formando esse torrão.

Rizomas

Rizomas são raízes especializadas que podem se transformar em caules (no bambu, são conhecidos como radículas) próprios. Eles se arrastam através do solo próximo à superfície procurando por condições favoráveis até que encontram um ponto para produzir outra radícula. Os rizomas podem ser invasivos em jardins, mas, na selva, ajudam o bambu sobreviver.

Raízes alimentadoras

As raízes alimentadoras são raízes que se estendem para fora dos torrões para absorver os nutrientes de que o bambu precisa. Essas raízes podem emergir do torrão por vários metros ou mais, geralmente para baixo, para dentro do solo profundo, mas também para a lateral do torrão.

Bambu entouceirado

O bambu entouceirado é de uma família de bambus que prefere regiões montanhosas e é mais curto que o rizoma. Em vez de enviar raízes para formar novos rebentos, o bambu entouceirado foca todos seus caules em uma região logo acima do rizoma, produzindo uma massa de crescimento semelhante a um abutre. Esse bambu é mais popular em jardins devido à ausência de raízes rastejantes.

eHow Brasil
×