Como fazer uma estufa usando um gabinete de computador

••• loveage leaf. herbs image by joanna wnuk from Fotolia.com

Cultivar as suas próprias ervas e pequenas plantas dentro de casa é a mais nova tendência, graças ao talento de alguns recicladores muito criativos. Com mais e mais gabinetes de computadores antigos enfeitando os nossos aterros de lixo, alguns no entanto encontraram uma forma de usar esses gabinetes para criar um ambiente limpo e saudável para cultivar dentro da própria casa. Se você tem espaço para um gabinete velho de computador, então você também tem espaço para a sua pequena estufa. Sem usar terra, as plantas irão crescer usando hidroponia: um sistema de crescimento à água onde o crescimento é controlado pelo próprio ambiente. Isso é vantajoso para aqueles que possuem pouco espaço para a colocação da própria estufa e para os demais que querem acelerar a etapa de crescimento.

Passo 1

opened hard drive image by Madrider from Fotolia.com

Retire a parte lateral do computador, removendo as peças de sua estrutura. Se o computador ainda estiver funcionando antes dessa mudança, a fiação e a ventoinha podem ser utilizados na nova estufa. Qualquer outra coisa, incluindo as gavetas, precisarão ser removidas. Usando a chave de fenda, desparafuse cada peça e as remova corretamente. O cortador de metais pode ser essencial para remover algum hardware e peça metálica. O resultado será uma caixa de metal retangular com 2 painéis laterais, que agora devem ser removidas. A fiação e a ventoinha devem permanecer intactas caso ainda sejam peças utilizáveis.

Passo 2

cooling fan image by dinostock from Fotolia.com

Areje sua estufa. Isto consiste simplesmente em bombear o fluxo de ar para dentro e para fora da sua estufa. Se você usou a ventoinha que já estava no computador, você já possui o fluxo de ar funcionando. Existem 3 opções para se conseguir que o ar saia da estufa. A primeira opção é ter uma segunda ventoinha de computador e instala-la abaixo da ventoinha original que está virada pra fora. Para conseguir isso, você terá de cortar um buraco na estrutura do gabinete onde será instalada a ventoinha. Outra opção seria cortar uma área de 5 centímetros de largura na parte inferior ao lado da primeira ventoinha para ventilar novamente a própria estufa. A opção mais cara é comprando uma bomba de ar, pois joga o ar diretamente no sistema hidropônico. Alguns gabinetes possuem ventoinhas maiores nas laterais no lado removível. Adeque o fluxo de ar da sua estufa, é essencial que você consiga fazer isso, pois o desenvolvimento saudável de sua planta depende disso.

Passo 3

Alu image by David Sebastian Weber from Fotolia.com

Agora é preciso aderir o material espelhado no interior do seu gabinete em todos os lados, deixando apenas o espaço vazio para a ventilação e as ventoinhas. Um refletor de parabrisa de automóvel servirá bem como material refletivo. Outros itens, como papel alumínio também irão funcionar. A parte superior pode ser deixada aberta por alguns centímetros no meio para fazer com que haja mais segurança para fixar a sua fiação elétrica. Meça com cuidado o seu material antes de colá-lo. Usando cola em bastão e pistola de cola quente, irá colar com perfeição o material espelhado no interior do seu gabinete.

Passo 4

saving energy image by Joy Fera from Fotolia.com

Instale o sistema de iluminação através da fiação elétrica na parte superior de dentro do painel, em seguida, conecte nos bocais. Enrosque as suas lâmpadas fluorescentes e o seu sistema de iluminação está finalmente concluído. Faça um teste para garantir que você tem energia suficiente para poder ligar as ventoinhas e as luzes ao mesmo tempo. O ideal é que você queira que todo o seu sistema possa ser ligado e desligado com apenas um clique no interruptor. Algumas pessoas usam um controle remoto com esse intuito, mas isso acaba sendo tão fácil quanto ligar ou desligar a sua fiação elétrica.

Passo 5

three fresh hydroponics tomatos image by Flashon Studio from Fotolia.com

Instale o seu sisteima hidropônico (Veja os recursos necessários abaixo). Eles podem ser comprados ou você pode construir um simples tubo de plástico e pequenos compartimentos para as suas pedras porosas e sementes.

Mais recentes

×