×
Loading ...

Ética profissional positiva

A ética é um conjunto de crenças e atitudes morais que determinam como uma pessoa interage na sociedade e, finalmente, onde ela traça a linha entre o certo e o errado. Quando a ética é aplicada em um ambiente de trabalho, ela determina como uma pessoa executa as atribuições do cargo, juntamente com a forma como ela interage com os colegas de trabalho.

A ética é um conjunto de crenças e atitudes morais que determinam como uma pessoa interage na sociedade (Felipe Dupouy/Digital Vision/Getty Images)

Ética profissional positiva

A ética profissional de qualquer tipo não inclui apenas como você se sente sobre o seu local de trabalho ou cargo, mas, também, como desempenha as funções de seu trabalho. De acordo com o site All About Philosophy, uma ética profissional inclui a sua atitude, as habilidades de comunicação, o comportamento em relação aos colegas de trabalho, a honestidade e a responsabilidade. O que define uma ética profissional positiva para além de uma ética profissional negativa é o foco na confiança e nas interações encorajadoras com os colegas de trabalho. Sua atitude para com o trabalho e o cargo nessa definição é apenas isso — positiva. Você chega no trabalho com um sorriso em seu rosto, com foco na tarefa designada e compromete-se a realizar os seus deveres para com o melhor de sua capacidade.

Loading...

Por que a ética é importante?

A ética profissional, especialmente uma ética profissional positiva, é importante a partir de uma perspectiva de negócios para a confiança que gera nos clientes e consumidores. Sua atitude positiva e dedicação às necessidades de um cliente ou a criação de um produto podem aumentar a sua reputação empresarial como uma empresa que lida com a honestidade e a justiça. A ética também trabalha para construir uma bússola moral dentro de uma companhia e ajuda a desencorajar atitudes e modelos de negócios que buscam cortar custos em nome da obtenção de lucros.

Impacto para os funcionários

Os empregadores que enfatizam uma ética profissional positiva devem ser absolutos na manutenção do ambiente para que ele tenha sucesso, segundo o site Global Ethics University. Isso significa que uma empresa pode permitir que não haja espaço para a ambiguidade moral, racionalização ou ego em seu modelo de ética profissional positiva, caso contrário, a estratégia pode falhar. Apenas um funcionário tendo privilégios excessivos, tais como viagens particulares em um avião da empresa, pode arruinar toda a boa vontade construída por uma ética profissional positiva.

Efeitos no ambiente de trabalho

A ética nasce de dentro e é algo difícil de se ensinar no sentido tradicional, de acordo com o site All About Philosophy. Isso não significa que uma ética profissional positiva não possa ser contagiosa. Um funcionário que aceita cada trabalho com a mesma tenacidade e dedicação força os colegas a seguir o seu exemplo ou corre o risco de ser deixado para trás. Um trabalhador que faz tudo isso com um sorriso no rosto pode ajudar os outros para desfrutar o trabalho um pouco mais, aumentando assim a produtividade e a moral do trabalhador.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...