Como evitar que os cães fiquem pulando na janela?

••• Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Mesmo que seu cão se comporte bem quando você está em casa, não há nada que o impeça de pular na janela e se comportar mal quando você está fora. Vários cães tomam como sua missão pessoal patrulhar as janelas e ameaçar os passantes, carteiros ou outros animais que passam na rua. Não há necessidade de puni-los ou prendê-lo o dia todo se você tentar algumas soluções criativas.

Passo 1

Coloque uma grade para bebês na frente da janela, se o cão estiver pulando para latir para os passantes. Simplesmente deitar a grade no chão pode ser o bastante para deter o animal, se ele não gosta de pisar sobre ela. Outras maneiras de desencorajá-lo incluem colocar um pouco do barulhento -- e, portanto, assustador -- plástico de bolhas ou papel alumínio fino no chão em frente à janela.

Passo 2

Chame seu cão se você estiver em casa quando ele pular na janela. Deixe o animal latir uma ou duas vezes para lhe avisar que há alguém do lado de fora, e então faça com que ele venha até você para obter um petisco ou elogio. Após um tempo, isso se tornará um hábito.

Passo 3

Use fita adesiva para fixar balões ao vidro da janela. Se o cão pular e estourar um, isso pode fazer com ele pense duas vezes antes de pular novamente, apesar de alguns cães serem espertos o bastante para entender que, se não há balões, é seguro pular. A menos que você queira decorar sua casa permanentemente com balões, essa técnica pode não funcionar, mas vale a tentativa.

Passo 4

Feche as cortinas, ou instale coberturas na janela para evitar que seu cão veja algo por ela. Alguns cães são estimulados visualmente e, se não conseguirem ver pelo vidro, não reagirão.

Passo 5

Se o cão está pulando sobre a porta para lhe indicar que quer sair, pendure um pedaço de carpete ou um grupo de sinos em sua porta e ensine o cão a arranhar, cutucar ou farejá-los para lhe avisar que quer sair. Compre um clicker em um pet shop, tenha em mãos alguns petiscos, e então clique e dê um petisco toda vez que o cão fizer o que você quer, ao invés de pular. Ensinar um comportamento alternativo é geralmente mais eficaz que apenas dizer "não".

Mais recentes

×