Como evitar que meu cachorro pule um muro ou uma cerca

••• Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Vários cães querem fugir para explorar o mundo. Esse hábito pode ser perigoso, pois aumenta o risco de que eles se machuquem em brigas com outros cães ou sejam atropelados. Treinar seu cachorro para que ele não pule o muro do quintal ou escape de outras maneiras é algo importante que deve ser ensinado desde o início.

Passo 1

Desde pequeno, não deixe o seu cão escapar. Ser capaz de fugir constitui uma experiência positiva para o cão e encoraja-o a escapar sempre que puder.

Passo 2

Remova qualquer coisa que motive o cão a querer fugir. Bloqueie quaisquer fendas por onde ele possa ver pessoas ou animais passando. Um cachorro que não é castrado pode ser motivado a fugir se souber que há uma fêmea por perto. Você pode castrar seu cão se esta for a principal motivação dele.

Passo 3

Evite punir seu cachorro excessivamente quando ele voltar para casa. Se ele for punido nesse momento, não vai associar o castigo com o ato de fugir. Ao invés disso, vai desenvolver um medo de ficar em casa e não vai querer ser deixado sozinho.

Passo 4

Certifique-se de que seu cão não esteja entediado e tenha se exercitado bastante. Cães que não são mentalmente estimulados ou que se sentem confinados no terreno da casa sentirão vontade de fugir para explorar o mundo. Leve seu cão para caminhadas regulares e brinque sempre com ele.

Passo 5

Remova tudo o que possa utilizado pelo cão para facilitar uma fuga no futuro. Evite acumular entulho perto da parede, inspecione o muro e a cerca em busca de buracos ou rachaduras por onde o cão poderia fugir e observe se há portas e portões que não estejam bem trancados.

Mais recentes

×