Como evitar uma calha de chuva barulhenta

••• Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Se você está sujeito a um incessante som de gotejamento toda vez que chove, é hora de tomar ação. Esse som irritante provavelmente se origina da sua calha de chuva, a parte da sua calha que leva a água do telhado para longe da sua casa. Você pode evitar o barulho, desde que encontre sua causa exata.

Passo 1

Determine exatamente de onde o barulho está vindo. Embora esse som geralmente seja causado pela água atingindo o interior da calha, ele também pode ser causado por vazamento da água de seu interior atingindo a superfície abaixo, ou da água atingindo uma superfície dura conforme deixa calha de chuva.

Passo 2

Redirecione a calha barulhenta. Se perceber que a água está atingindo uma superfície dura ao sair da calha de chuva, vire a saída de modo que a água corra para um local mais macio, como terra ou folhas. Sempre direcione a calha de chuva para longe da sua casa. Você pode precisar comprar extensões adicionais para fazer isso de maneira eficaz.

Passo 3

Por vezes, o som ocorre quando a água que escorre da calha atinge a parte mais baixa e horizontal da calha de chuva. Coloque um material macio para evitar que a água faça muito barulho ao atingir essa parte da estrutura. Materiais como borrachas, EVA, isopor e outros servem bem esta finalidade.

Passo 4

Pendure uma corrente no lugar da calha de chuva. Essas peças são comumente usadas para coletar a água da chuva, mas quando usadas no lugar da calha, elas oferecem a vantagem de permitir que a água escorra por sua extensão gradativa e silenciosamente.

Passo 5

Troque suas calhas de chuva. Se sua estrutura já tiver funcionado melhor em outras épocas, pode ser que tenha chegado a hora de contratar um profissional para trocá-la. Pergunte sobre os melhores sistemas e materiais para reduzir o barulho.

Mais recentes

×