Como construir um dreno cego

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A água que se acumula no solo ao lado das casas pode causar problemas ao se infiltrar através das paredes dos porões. Ela pode provocar inundações no local onde penetrou, encharcar o subsolo em torno da fundação e possivelmente causar instabilidades no terreno. Uma solução para proteger o seu imóvel desse problema é construir um dreno cego, também chamado de dreno francês, adaptado a sua casa para escoar a água para longe da fundação.

Passo 1

Marque o perímetro entre a lateral da casa e uma parte mais rebaixada para onde você quer direcionar a água. Use a tinta spray para fazer as marcações no solo ou coloque estacas de madeira.

Passo 2

Cave uma vala com 30 cm de profundidade e 30 cm de largura no trajeto marcado. Faça quedas dentro da valeta de mais ou menos 30 cm a cada 30 m. Não jogue os tufos de grama fora, pois será possível replantá-los após a instalação do dreno.

Passo 3

Forre o fundo da valeta com uma camada de brita de 5 cm. Deixe a superfície da camada plana.

Passo 4

Enrole a manta geotêxtil no cano de drenagem para evitar entupimentos. Ele é um tubo de plástico que contém furos para a passagem da água.

Passo 5

Coloque o cano de drenagem no centro da valeta e o cubra com brita até formar uma camada superior que fique a aproximadamente 7,5 cm da borda da valeta.

Passo 6

Cubra a camada de brita com 5 cm de areia grossa, formando uma superfície plana.

Passo 7

Replante a grama sobre a valeta.

Mais recentes

×