Como evitar que uma corda desfie

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Uma corda é torcida ou trançada com fibras e pode ser feita de qualquer coisa, do cabelo ao cânhamo, do aço ao náilon, como explica o site Shurdington.org. Existem duas definições de "desembaraçamento" no que se refere a cordas: desembaraço de toda a corda ou evitar o desfiamento na ponta da corda, de acordo com o Dictionary.com. Existem métodos para evitar que cordas se embaracem ou desfiem, e é material delas que irá determina o melhor método a ser utilizado. No entanto, existem maneiras de prevenção contra embaraçamento para todos os tipos de cordas, independentemente do material.

Trançado do eletricista

Passo 1

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Dobre a corda para começar a trança do eletricista. Paraquedistas preferem este método para se certificarem de que as cordas de seus paraquedas não fiquem embaraçadas, como explicado pelo "Notable Knot Index". Este método de trançar é também conhecido como a corrente de macaco dupla.

Passo 2

Pegue a extremidade dobrada da corda com uma das mãos e enrole com a outra. O comprimento restante da corda dobrada deve cair conforme você segura a corda enrolada.

Passo 3

Puxe uma reentrância do comprimento da corda dobrada por dentro do rolo até que você tenha uma novo laço através do qual você possa puxar outra reentrância. A reentrância é uma curva em forma de U na corda. A ponta deve estar no topo e para cima, o comprimento restante deve estar na parte inferior e para baixo, a fim de fazer o nó e o novo laço.

Passo 4

Puxe outra reentrância através do laço criado e repita este processo até que toda a corda tenha sido utilizada. Você pode deixar como está, ou puxar o último comprimento da corda completamente para prendê-la. Se você deixá-la como está, pode desfazer o trançado com apenas um puxão nas pontas soltas.

Corda em formato de oito

Passo 1

Dobre a corda

Passo 2

Segure as pontas dobradas soltas em sua mão e enrole a corda em torno do braço até que tenha corda suficiente para fazer cerca de mais duas voltas. A extremidade em forma de alça deixada pendurada é o meio da corda.

Passo 3

Pegue a ponta em forma de alça e passe em volta do meio da corda enrolada para criar o número oito. Os dois laços separados criados com com a dobra no meio da bobina são chamados de "olhos".

Passo 4

Puxe a ponta em forma de alça através de um dos olhos da forma de oito.

Passo 5

Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images

Abra a ponta em forma de alça e puxe um dos olhos da corda enrolada por dentro dela para fixar. Esse método é útil para pendurar a corda para guardar.

Desfiamento: cordas de fibra artificial

Passo 1

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Segure a corda com uma das mãos, perto da ponta desfiada.

Passo 2

Corte a ponta desfiada se estiver a mais de 2,5 cm do final.

Passo 3

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Acenda um fósforo ou um isqueiro e segure na ponta da corda até que ela queime e derreta. Isso vai evitar que ela desfie novamente.

Desfiamento: cordas de fibras naturais

Passo 1

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Corte a ponta desfiada.

Passo 2

Dê um laço na extremidade do barbante e coloque na ponta da corda, permitindo que fique a cerca de 2,5 ou 3 cm da ponta.

Passo 3

Enrole o barbante em torno da corda e do laço de barbante, cobrindo ambos.

Passo 4

Pare de enrolar pouco antes de cobrir a extremidade do laço do barbante. Puxe a ponta do barbante por dentro do laço para prendê-lo.

Passo 5

Corte o excesso de fio de ambas as extremidades. Isso é chamado de nó de chicote comum.

Mais recentes

×