Como tecer uma corda naval com uma sapatilha
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Uma sapatilha inserida no final da corda pode parecer um trabalho de magia. A corda é enrolada em torno de uma sapatilha de metal e volta para dentro de si mesma, sem um fim ou um nó aparente. Na realidade, não há mágica envolvida, apenas um pouco de prática e a capacidade de separar e voltar a tecer os fios da corda. O resultando final é forte e confiável. A inserção do metal irá prolongar a vida útil da corda, eliminando o desgaste pelo atrito.
Step 1
Enrole uma ponta da corda em volta da sapatilha. A sapatilha é um canal de metal em forma de gota. Ela deve ser dimensionada de modo que a corda se ajuste no interior do canal, sem ficar forçada. Deixe pelo menos 6 cm da ponta da corda solta. Esse pedaço será separado em três cordões. Esses três vetores serão tecidos novamente na corda posteriormente.
Step 2
Prenda a corda na sapatilha, amarrando-a em ambas as extremidades e no centro do olho com uma linha de pesca. Duas amarrações em torno de cada um dos três pontos com um nó são suficientes. Eles serão usados para segurar a sapatilha no lugar, enquanto você trança novamente. Corte, quando a emenda estiver concluída.
Step 3
Desenrole a extremidade da corda na base da sapatilha. Isso irá abrir lacunas entre as três cordas, além de proporcionar espaço para tecer as pontas soltas através dela.
Step 4
Insira a extremidade de uma das três pontas na abertura da corda. Pode ser qualquer uma delas. Puxe-a contra a sapatilha. Insira a extremidade da segunda ponta na abertura entre as duas cordas imediatamente à esquerda, através da primeira que foi inserida. Insira a terceira ponta imediatamente à esquerda da segunda.
Step 5
Repita o passo 4. Teça os fios em um padrão acima e abaixo através da extremidade da corda, até que cada fio seja tecido pelo menos três vezes na corda.
Step 6
Corte as pontas soltas dos fios com uma distância maior do que 6 mm da corda com uma faca.
Step 7
Coloque a emenda em uma superfície dura e compacte-a com um martelo de madeira.
Referências
- "How Boat Things Work: Um guia ilustrado"; Charlie Wing; 2007 [em inglês]
- “A Arte do Marinheiro”; Hervey Garrett Smith; 1990 [em inglês]
Dica
- Uma sapatilha de metal é usada para proteger a parte interna da corda quando exposta ao atrito e ao desgaste, mais frequentemente quando se fixa a corda a um pino ou arame metálico.
- Deixe 6 mm das extremidades de todos os fios além do corpo do cabo. À medida que a corda for forçada, a estrutura irá forçar a sapatilha no caminho de volta para dentro do cabo.
- Fazer essa emenda corretamente exigirá prática. Sua primeira tentativa provavelmente não será tão atraente quanto a décima.
Advertência
- Teste todos os nós e as cordas, antes de usá-los em aplicações delicadas.
Sobre o Autor
Finn McCuhil is a freelance writer based in Northern Michigan. He worked as a reporter and columnist in South Florida before becoming fascinated with computers. After studying programming at University of South Florida, he spent more than 20 years heading up IT departments at three tier-one automotive suppliers. He now builds wooden boats in the north woods.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images