×
Loading ...

Como evitar dor de estômago ao tomar antibióticos

Às vezes, quando as pessoas tomam antibióticos elas desenvolvem dor de estômago, que poderia ser descrita como uma dor torturante contínua. Esse tipo de dor pode ser geralmente listado como efeito colateral, descrito na bula da medicação tomada. Nem todos vão ficar com dor de estômago por tomar antibióticos, e existem medidas que podem ser tomadas para evitá-la. Ler e estar atento às etiquetas de advertência, tomar apenas medicamentos prescritos, e falar com o médico antes de tomar antibióticos pode ajudar a evitar qualquer dor de estômago associado.

Instruções

Mulher tomando medicação (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Tome a medicação antibiótica da forma como foi receitada. Alguns antibióticos como ampicilina agem mais rápido com o estômago vazio, assim como a Cefzil, um tipo de cefalosporina; mas podem ser ingeridos com alimento para evitar dor de estômago. Augmentin deve ser tomado com alimentos para reduzir a irritação do estômago. Tome tetraciclina 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. Esclareça qualquer informação contraditória ou confusa com o seu médico ou farmacêutico. Se você tem dor de estômago com qualquer medicamento, fale com o seu médico sobre a possibilidade de medicamentos de comutação.

    Loading...
    Mulher tomando café da manhã (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. Entenda por que você deve tomar o antibiótico com ou sem alimentos. Há centenas de antibióticos disponíveis e a maioria age no processo de matar as bactérias ou pelo menos impedi-las de se proliferarem. Os antibióticos que entram no estômago se ligam a receptores-alvo específicos na sua corrente sanguínea. Os alimentos lácteos ou os que interferem na absorção do fármaco podem impedir a eficácia da droga. Por exemplo, tomar tetraciclina com leite pode reduzir a capacidade de absorção da droga, porque o cálcio do leite se liga a ele. Sua infecção pode não ser curada corretamente se os antibióticos não podem funcionar de forma eficaz.

    Leite (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  3. Observe que medicamentos como a tetraciclina ou as cefalosporinas podem causar dor de estômago como um resultado indireto de desequilíbrios de pH que resultam da destruição de bactérias benéficas no estômago. Tome acidófilos ou probióticos após o tratamento antibiótico para restaurar o pH do estômago para níveis normais. Restaurar o pH do estômago pode ajudar a estimular a proliferação de bactérias benéficas.

    Estômago feminino (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  4. Se o medicamento precisa ser ingerido com comida, descubra a quantidade de comida adequada, que não cause desconforto. Normalmente, comer alimentos mais frequentemente ajudará a evitar a dor de estômago. Algumas pessoas acham complicado combinar a rotina de alimentação com a ingestão de medicamentos.

    Mulher comendo iogurte (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  5. Coloque uma toalha úmida morna ou uma garrafa de água morna em seu estômago. O calor pode dar alívio temporário e ajuda evitar a dor de estômago causada pela medicação.

    Mulher segurando uma bolsa têrmica no estômago (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  6. Pergunte ao seu médico se há um antibiótico alternativo que não cause dor de estômago. Talvez seja a hora de pensar em trocar a medicação. Mas apenas uma pequena gama de antibióticos adequados para o seu tratamento devem estar disponíveis, e todos eles podem causar dor de estômago.

    Médico conversando com o paciente sobre a medicação (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...