×
Loading ...

Como evitar que minha casa fique empoeirada

Limpar a casa pode tornar-se cansativo, especialmente quando se tem acúmulos de poeira. O pó contém diversas partículas diferentes, inclusive células mortas de pele, pólen, cabelo e fibras, e não só cria uma camada empoeirada em sua mesa de café, mas também pode ter um impacto negativo em sua saúde. Muitas pessoas podem desenvolver alergias à poeira e ácaros. Reduzir a quantidade de poeira em sua casa pode ajudar a prevenir esses problemas de saúde. Há diversos passos a serem seguidos para limitar a quantidade de pó em sua casa e criar um ambiente seguro para sua família.

Instruções

Peça ajuda às crianças e limpe a casa mais rapidamente (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

    Melhora da qualidade do ar

  1. Evite deixar as janelas abertas. Mesmo que muitas pessoas pensem que deixá-las abertas traz ar fresco, esse hábito também traz pólen e outras partículas perigosas para dentro de casa. Ao invés disso, use um ar-condicionado para trazer ar fresco.

    Loading...
  2. Troque os filtros de seus sistemas de ar-condicionado. Os filtros devem ser trocados mensalmente para prevenir acúmulos de poeira no sistema e no ambiente. Se houverem entradas forçadas de ar quente, coloque uma gaze nesses locais para filtrar o ar que entra no cômodo.

  3. Contrate um profissional para limpar seus dutos de refrigeração. Se notar que há muita poeira em sua casa logo depois de tê-la limpado, limpe os dutos. Isso diminuirá a quantidade de pó no ar.

    Renove os eletrodomésticos

  1. Remova carpetes que atraiam ácaros. Instale piso de madeira e remova o carpete do quarto. Se não puder removê-lo, contrate um profissional para limpá-lo, livrar-se dos ácaros e fazer uma manutenção de rotina.

  2. Livre-se de cortinas pesadas e persianas de tecido. Instale venezianas e cortinas sustentáveis econômicas que limitem a atração de poeira. Cortinas podem armazenar a mesma quantidade de pó que o carpete.

  3. Compre mobília que possa ser limpa com água. Limite a quantidade de tecido que tem em casa, especificamente no sofá, cobertores, travesseiros e poltronas.

    Limpe sua casa

  1. Limpe pisos frios com água o mais frequentemente possível. Aspirar pode espalhar os ácaros, que, então, se aderirão aos tecidos. Evite aspirar os tecidos e carpetes. Limpe pisos com um esfregão ao invés de aspirá-los.

  2. Aspire tecidos rotineiramente para evitar acúmulos de poeira em sofás, cortinas e tapetes. Tenha um aspirador de qualidade que aprisione a poeira e limite sua dispersão. Aspiradores de baixa qualidade podem espalhar mais partículas de poeira pela casa.

  3. Passe pano seco em mesas, cadeiras, escrivaninhas e armários. Não se esqueça das áreas escondidas. Se deseja reduzir a quantidade de poeira na casa, você tem de cobrir todas as bases.

  4. Aspire e limpe sua cama pelo menos uma vez por semana para reduzir a quantidade de alérgenos que inala durante o sono. Seu quarto pode ser um dos locais mais importantes para limitar o pó e os alergênicos. Se possui um tapete no quarto, aspire-o pelo menos uma vez por semana e limpe-o com vapor mensalmente.

  5. Estabeleça uma rotina diária, semanal e mensal de limpeza para diminuir a quantidade de poeira em casa.

Loading...

Dicas

  • Manutenção de rotina é importante para minimizar a poeira diária. Não espere para fazer toda a limpeza em um dia.

Aviso

  • Quando remover tapetes antigos e outros tecidos, use luvas e máscara. Contrate um profissional para limpar a tubulação, aquecedores e ares-condicionados. Não tente fazer isso sozinho.

Referências

Loading ...
Loading ...