×
Loading ...

Como evitar que seus cachos encolham

Nada é mais chato do que aquelas vezes em que você tira um tempo para arrumar o seu cabelo naturalmente cacheado, e mais tarde vê o seu reflexo na rua e percebe que ele encolheu em cachos super compactos, sem nenhum estilo. Mesmo a menor quantidade de umidade no ar pode causar isso, mais ainda em cabelos naturalmente crespos. Felizmente, existem técnicas e dicas populares que você pode experimentar para manter os cachos alongados e evitar maior encolhimento, graças a uma variedade de remédios naturais e produtos capilares.

Instruções

Você pode evitar o encolhimento dos cachos com alguns itens caseiros (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Trate os cabelos com produtos contendo ácido lático, como iogurte ou creme de leite. Acredita-se que o ácido seja importante para alongar os cachos. Para realizar um tratamento simples e natural baseado em leite, combine um abacate amassado com meia xícara de leite. Aplique ao cabelo limpo ainda molhado e deixe por 15 minutos. Lave bem e continue com seu tratamento normal. Outros produtos, como gel e produtos para definição de cachos, também podem funcionar quando aplicados ao cabelo molhado antes de secar.

    Loading...
  2. Entrelace ou trance o cabelo depois de lavar e condicionar. Pegue porções pequenas por vez e trance ou entrelace, e então seque em um secador de salão ou normalmente. As tranças forçam o cabelo a permanecer esticado.

  3. Prenda partes do cabelo para esticá-las. Pegue mechas de cabelo molhado e coloque vários elásticos macios, igualmente espaçados, por todo o comprimento de cada seção para segurar o cabelo no lugar. A quantidade de elásticos necessários depende do comprimento do cabelo ou do quanto deseja esticá-los. Deixe durante a noite ou até que o cabelo seque totalmente, e então remova os elásticos e continue a arrumar o cabelo da forma que desejar.

  4. Lave o cabelo com xampu em tranças. Divida o cabelo em quatro a oito seções e faça uma trança grande em cada uma. Lave o cabelo gentilmente ainda com as tranças, tomando cuidado para que o xampu e o condicionador penetrem nelas. Isso impedirá o encolhimento do cabelo, porque ele fica esticado na trança.

  5. Use um secador ao invés de esperar que ele seque. Essa é uma das formas mais eficazes de esticar o cabelo, especialmente se você achar que ele encolhe demais depois de seco ao ar livre. Apenas tome cuidado para não aplicar calor demais, pois isso pode enfraquecer o cabelo. Só use o secador em cabelos limpos recém-lavados e ajuste-o de modo que ele produza pouco calor. Use uma pequena quantidade de óleos e cremes naturais (como manteiga de karité) no cabelo antes de secar para impedir maior encolhimento.

Loading...

Dicas

  • Nem toda técnica descrita aqui funcionará no seu cabelo, portanto experimente até encontrar a maneira correta de esticar seus cachos.

Aviso

  • Evite usar calor para arrumar os cabelos todos os dias, custe o que custar. Se o seu cabelo ficar muito cacheado, mas você acabou de usar calor para arrumá-lo, tente contornar a situação com ele nesse mesmo estado usando presilhas para arrumá-lo. Ou use um chapéu por um dia para dar uma folga ao seu cabelo.

O que você precisa

  • Produtos capilares com ácido lático
  • Abacate
  • Leite
  • Xampu
  • Condicionador
  • Elásticos para cabelo
  • Secador

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...